
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Vertuan, Rodolfo Eduardo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Fatore, Luci Harue | - |
| Autor(es): dc.creator | Dorta, Fernando | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:03:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:03:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13703 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979527 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho constitui uma proposta para o uso de paradoxos nas aulas de Matemática Considerando a natureza das atividades associadas a este uso, indicamos a Investigação Matemática na Sala de Aula como sugestão de procedimento metodológico para aplicação dos paradoxos nas aulas de Matemática No texto abordamos os paradoxos, suas possíveis classificações e sua associação com alguns conceitos matemáticos A descrição de uma experiência de ensino tratando do “Paradoxo de Carroll” dá indicativos de como esta metodologia viabiliza o ensino de Matemática associada a paradoxos Como complementação da proposta, fazemos indicativos do uso do “Paradoxo de Mello”, do “Paradoxo ” e dos “Paradoxos de Partilha”, sinalizando como estas atividades podem subsidiar o ensino e a aprendizagem da Matemática | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This work consists in a proposal for the use of paradoxes in Math classes Considering the nature of the activities associated to this use, we indicate the Mathematical Investigation in the Classroom as a suggestion of methodological proceeding for the application of the paradoxes in Math classes In the text we approach the paradoxes, their possible rating and their association with some mathematical concepts The description of a teaching experience about “Carroll Paradox” indicates how this methodology enables the Math teaching associated to paradoxes As a complementation of the proposal, we make use of “Mello Paradox”, “2=1 Paradox” and “Sharing Paradox” showing how these activities can help the Math teaching and learning | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
| Relação: dc.relation | Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paradoxos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de conceitos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Concept formation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paradoxes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational research - Mathematics - Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paradoxes | - |
| Título: dc.title | Os paradoxos e as aulas de matemática : algumas reflexões e sugestões | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: