Os paradoxos e as aulas de matemática : algumas reflexões e sugestões

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorVertuan, Rodolfo Eduardo-
Autor(es): dc.contributorFatore, Luci Harue-
Autor(es): dc.creatorDorta, Fernando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:03:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:03:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13703-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979527-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho constitui uma proposta para o uso de paradoxos nas aulas de Matemática Considerando a natureza das atividades associadas a este uso, indicamos a Investigação Matemática na Sala de Aula como sugestão de procedimento metodológico para aplicação dos paradoxos nas aulas de Matemática No texto abordamos os paradoxos, suas possíveis classificações e sua associação com alguns conceitos matemáticos A descrição de uma experiência de ensino tratando do “Paradoxo de Carroll” dá indicativos de como esta metodologia viabiliza o ensino de Matemática associada a paradoxos Como complementação da proposta, fazemos indicativos do uso do “Paradoxo de Mello”, do “Paradoxo ” e dos “Paradoxos de Partilha”, sinalizando como estas atividades podem subsidiar o ensino e a aprendizagem da Matemática-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work consists in a proposal for the use of paradoxes in Math classes Considering the nature of the activities associated to this use, we indicate the Mathematical Investigation in the Classroom as a suggestion of methodological proceeding for the application of the paradoxes in Math classes In the text we approach the paradoxes, their possible rating and their association with some mathematical concepts The description of a teaching experience about “Carroll Paradox” indicates how this methodology enables the Math teaching associated to paradoxes As a complementation of the proposal, we make use of “Mello Paradox”, “2=1 Paradox” and “Sharing Paradox” showing how these activities can help the Math teaching and learning-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado Profissional-
Relação: dc.relationMatemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Matemática-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectParadoxos-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de conceitos-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectConcept formation-
Palavras-chave: dc.subjectParadoxes-
Palavras-chave: dc.subjectEducational research - Mathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectParadoxes-
Título: dc.titleOs paradoxos e as aulas de matemática : algumas reflexões e sugestões-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.