Cinema e representações do Brasil nos anos 1980 : o artista e a ''voz popular'' a partir de uma leitura de O homem que virou suco

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorArias Neto, José Miguel [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorJanotti, Maria de Lourdes M.-
Autor(es): dc.contributorSilva, Silvia Cristina Martins de Souza e-
Autor(es): dc.creatorPazzanese, Regina Flora Egger-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:03:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:03:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11793-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979462-
Descrição: dc.descriptionResumo: Em 198 João Batista de Andrade lança o longa metragem O Homem Que Virou Suco O filme narra histórias de vida do trabalhador brasileiro, em um contexto de metrópole subdesenvolvida, na São Paulo dos anos 198, sob o momento de transição política, do regime civil militar para o governo democrático A pesquisa pretendeu analisar como se organiza a representação de uma elite artística e intelectual paulistana e suas transformações, a partir de uma leitura da obra de João Batista Como, por meio da linguagem cinematográfica, o autor representa a metrópole paulistana no início dos anos 198, suas indústrias, fábricas, o avanço dos transportes urbanos, o povoamento em massa e a verticalização crescente da cidade, como também, o reflexo das fortes ondas migratórias intra-regionais que encontram seu ápice no final daquela década A intenção da pesquisa foi, também, a de apresentar O Homem como uma obra construída a partir de referências de um nacional-popular, que vinha sendo refletido e incorporado a práticas de movimentos políticos, intelectuais e artísticos no país, desde o início do século XX-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In 198, João Batista de Andrade launches the long film The Man who Turned Into Juice The film is about stories of the Brazilian’s ordinary workers, living in an underdeveloped city, such as São Paulo at the 198s, under the context of a political transition, from military regime to a democratic government The research aim was to analyze how, trough an critical reading of the film, João Batista represents the metropolis of São Paulo in the early 198s, its industries, factories and the rise of the urban transport, as well as, the mass population and vertical increasing of the city, as well as, the reflect of the highest intra-regional migratory waves achieved until the end of that decade The intention of this research was also to present The Man as a work built from references from the national popular debate, which had been reflected and incorporated into practices of political, intellectual and artistic Brazilian movements, since the beginning of the XX century-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationHistória Social-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em História Social-
Palavras-chave: dc.subjectHistória social-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectCrítica e interpretação-
Palavras-chave: dc.subjectMovies - Political aspects-
Palavras-chave: dc.subjectCriticism and interpretation-
Palavras-chave: dc.subjectMovies-
Palavras-chave: dc.subjectSocial history-
Título: dc.titleCinema e representações do Brasil nos anos 1980 : o artista e a ''voz popular'' a partir de uma leitura de O homem que virou suco-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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