Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Wagner Roberto do [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Jolinda de Moraes | - |
Autor(es): dc.contributor | Paladino, Mariana | - |
Autor(es): dc.creator | Bilar, Jenifer Araujo Barroso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:03:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:03:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12322 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979457 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho se inspira na recente presença, atuação e percursos de indígenas assistentes sociais graduados em Serviço Social nas instituições estaduais de educação superior do Paraná Tal fenômeno emerge e se contextualiza a partir das experiências de ingresso de indígenas na educação superior pública nas duas últimas décadas no Paraná e no Brasil De tal forma, intenciona identificar e analisar os aspectos que caracterizam as trajetórias profissionais dos assistentes sociais indígenas no Paraná por meio das vozes de tais sujeitos A pesquisa constitui-se de três momentos os quais se apresentam articulados por meio de revisão bibliográfica, de levantamento e analise documental e de pesquisa de campo As narrativas dos sujeitos da nossa pesquisa sinalizam que a ocupação de cargos nos circuitos de trabalho indígena, dentro e fora das terras indígenas, dependerá das negociações e reivindicações estabelecidas por estes profissionais junto as lideranças indígenas e instituições contratantes Para tanto entendemos que a ampliação, criação e consolidação dos circuitos de trabalho indígena que envolvam os assistentes sociais indígenas, dependerão das compreensões acerca da profissão, bem como do reconhecimento atribuído a estes profissionais por suas próprias comunidades e lideranças | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Política Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present work is inspired by the recent presence, performance and paths of indigenous social workers graduated in Social Work at the state institutions of higher education in Paraná Such phenomenon emerges and is contextualized from the experiences of the entry of indigenous people in public higher education in the last two decades in Paraná and Brazil In such a way, it intends to identify and analyze the aspects that characterize the professional trajectories of indigenous social workers in Paraná through the voices of such subjects The research consists of three moments which are articulated by means of bibliographic review, survey and document analysis and field research The narratives of the subjects of our research indicate that the occupation of positions in the indigenous work circuits, inside and outside the indigenous lands, will depend on the negotiations and demands established by these professionals with the indigenous leaders and contracting institutions To this end, we understand that the expansion, creation and consolidation of indigenous work circuits involving indigenous social workers, will depend on understandings about the profession, as well as on the recognition attributed to these professionals by their own communities and leaders | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Serviço Social e Política Social | - |
Relação: dc.relation | Centro de Estudos Sociais Aplicados | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Índios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Baixada Maranhense (MA: Microrregião) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistentes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Índios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social service | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indians | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social workers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education (Higher) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indians | - |
Título: dc.title | As trajetórias dos indígenas assistentes sociais no Paraná : desafios e perspectivas para o exercício profissional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: