Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Teramon, Neuza [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Pasquini, Regina Célia Guapo | - |
Autor(es): dc.contributor | Grossi, Luciane | - |
Autor(es): dc.creator | Scalabrini, Luiz Fernando | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:03:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:03:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12990 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979453 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O isolamento social exigido pelas normas de preventivas da OMS quanto às medidas de contenção da propagação da Covid-19, impactou a educação, pois as aulas tiveram que acontecer de forma remota Este trabalho aborda a experiência vivenciada nesse período, no formato de ensino remoto emergencial na disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Vetorial para um curso de Engenharia Civil de uma universidade privada do estado do Paraná O trabalho apresenta uma seleção de atividades realizadas no decorrer das aulas, as quais apontaram questionamentos interessantes de trabalhar ou foram abordadas de uma forma diferente do ensino presencial tradicional, utilizando-se de tecnologia digital nas discussões para esclarecer estes questionamentos ou no desenvolvimento das atividades Para o embasamento teórico são apresentadas leis que regulamentam a implementação do Ensino a Distância e do Ensino Remoto, no Brasil, e a caracterização de Ensino Remoto Emergencial, explicando a diferença entre estas modalidades de ensino O trabalho apresenta também um resumo da história da Geometria Analítica e da importância de seu ensino, de acordo com o que está contido nos documentos oficiais que tratam da Educação Básica brasileira Este trabalho faz um relato da experiência pessoal vivida na mudança para o Ensino Remoto Emergencial, apresentando as dificuldades encontradas e como estas foram respondidas | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The social distancing recommended as a prevention guideline by WHO, related to the measures of contention of Covid-19 spread, has impacted education, as the classes had to become remote This study involves the experience lived in this period, as an emergency remote teaching format in the subjects of Analytic Geometry and Vector Algebra in a Civil Engineering course of a private university located in the north of Paraná The paper presents a selection of activities applied in the classes, which pointed out questionings that were interesting to work or were approached in a different way due to the traditional presence teaching format, using digital technologies in the discussions to clarify such questionings or in the development of the activities As theoretical background, it is presented laws that regulate the implement of Distance Learning and Remote Teaching in Brazil and the characterization of Emergency Remote Teaching, explaining the difference between the two teaching methods It is also presented an overview of Analytic Geometry history and the importance of its teaching, according to the content of the official documents that deals with the Brazilian Basic Education Thus, this paper reports the personal experience lived in the change to the Emergency Remote Teaching, presenting the difficulties found and how they were resolved | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria analítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | GeoGebra (Programa de computador) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto emergencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry, Analytic | - |
Palavras-chave: dc.subject | GeoGebra (Computer software) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emergency remote teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital technology | - |
Título: dc.title | Ensino remoto emergencial : um relato de experiência no ensino de geometria analítica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: