Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Honorato, Tony [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Nery, Ana Clara Borteleto | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Sandra Regina Ferreira de | - |
Autor(es): dc.contributor | Luiz Junior, Celso | - |
Autor(es): dc.creator | Camargo, Fernanda Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:03:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:03:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16381 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979427 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Educação e imprensa são temáticas articuladas cada vez mais presentes no campo da História da Educação A presente pesquisa de mestrado estuda as notícias de educação veiculadas em um jornal de natureza geral produzido no Município de Londrina localizado na região norte do Estado do Paraná Trata-se do Jornal Paraná-Norte, órgão vinculado à Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP) e às demandas políticas, culturais e econômicas da localidade em urbanização A Dissertação tem como pergunta central: quais foram as notícias de educação e seus sentidos propagados pelo Jornal Paraná-Norte (1934-1953) no processo de urbanização da cidade de Londrina? Objetivo geral consiste em apresentar e interpretar uma história da educação na cidade de Londrina segundo uma imprensa não pedagógica, o Paraná Norte (1934-1953) A periodização histórica justifica-se pelo tempo de produção e publicação do impresso eleito, bem como pelo tempo de estruturação de modos de vida urbano na cidade de Londrina que fora considerada a nova promissão no início de sua colonização e o novo eldorado ancorado na cafeicultura A metodologia assumiu como referências os estudos sobre história e periodismo e sobre história da educação na cidade a partir da imprensa não pedagógica Assim discorremos sobre a constituição do impresso e da cidade, como o impresso retratou a educação em Londrina, além disso, apresentamos as instituições presentes em Londrina, retratadas pelo Paraná-Norte | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Education and the press are articulated themes increasingly present in the field of Education History This master’s research studies the education news published in a newspaper of general nature produced in Londrina city located in the northern region of State of Parana This is about the Parana-North Newspaper, an entity linked to the Parana North Earth Company (PNEC) and the political, cultural and economic demands of the locality in urbanization The dissertation has as central question: what were the education news and its meanings propagated by the Parana-North Newspaper (1934 - 1953) in the proccess of Londrina city urbanization? General objective is to present and interpret the Education history in the Londrina city according to a non-pedagogical press, the Parana-North (1934-1953) The historical periodization is justified by the time of production and publication of the elected form, as well as by the time of urban life structures in the Londrina city, which had been considered the new promise at the beginning of its colonization and the new eldorado anchored in coffee cultivation The methodology took as references the studies on history and journalism and on the educaton history in the city from the non-pedagogical press So we talk about the constitution of the print and the city, as the print portrayed education in Londrina, in addition, we present the institutions present in Londrina portrayed by Parana-North | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Londrina (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imprensa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Londrina (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Press | - |
Palavras-chave: dc.subject | Schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Londrina (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | History | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Título: dc.title | Educação no jornal Paraná-Norte da cidade de Londrina : (1934-1953) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: