Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, Maria Tereza Carneiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Pamela Emanueli Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora] | - |
Autor(es): dc.creator | Innocenti, Mariana Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:03:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:03:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9353 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979422 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa apresenta uma investigação do trabalho com prova-escrita-com-cola em uma turma de 8º ano de uma escola pública de um município do norte do Paraná Com uma abordagem qualitativa, de cunho interpretativo, diretamente relacionada às perspectivas e vivências anteriores da pesquisadora, buscou-se discutir quais elementos da avaliação didática estão subjacentes à utilização da prova-escrita-com-cola no âmbito do ensino básico No que diz respeito às informações presentes na cola e sua relação com as resoluções apresentadas nas provas, foi realizada uma análise da produção escrita de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental em duas provas-escritas-com-cola (as primeiras da vida deles) A pesquisa mostrou indícios de que a cola foi utilizada como recurso pelos alunos Uma intenção subjacente é que este trabalho sirva como um recurso para professores que ensinam matemática e buscam utilizar instrumentos avaliativos que possam oportunizar o aprendizado de seus alunos e proporcionar informações a respeito dos processos de ensino e de aprendizagem | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research presents a study of the work with prova-escrita-com-cola with an 8th grade class of a public school in a city in northern Paraná With a qualitative approach, of an interpretative nature, directly related to the researcher's previous perspectives and experiences, was sought to identify which elements of the didactic assessment are underlying the use of prova-escrita-com-cola in the scope of basic education Regarding the information present in the written cheat and its relation with the resolutions presented in the tests, an analysis of the written production of eighth grade students was accomplished in two exams with written cheat (the firsts in their lives) The research showed evidence that the students used the cheat as a resource An underlying intention is that this work serves as a resource for teachers who teach mathematics and seek to use assessment instruments that can provide learning opportunities for their students and provide information regarding the teaching and learning processes | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational evaluation | - |
Título: dc.title | Prova-escrita-com-cola em aulas de matemática no 8º ano do ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: