Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cunha, Maria de Fátima da [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Duarte, Geni Rosa | - |
Autor(es): dc.contributor | Alegro, Regina Célia | - |
Autor(es): dc.creator | Zamariam, Julho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:03:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:03:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11481 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979387 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo principal de nossa Dissertação de Mestrado consistiu em entender a escola como um espaço de produção do saber, percebendo a criança como um sujeito capaz de produzir conhecimento, utilizando-nos para tanto da canção como mediação neste processo Desta forma, nos propusemos a quebrar com a idéia tradicional, por vezes ainda persistente, de que as universidades produzem saber e as escolas o repassam e que, por sua vez, os alunos consistem, quando muito, apenas em atores coadjuvantes do processo de produção de conhecimento Para tanto, nos utilizamos da canção como uma ferramenta pedagógica na produção do conhecimento histórico escolar durante uma experiência realizada em sala de aula em 28, na Escola Estadual Antonio Moraes de Barros, em Londrina, com duas turmas de 8ªs séries, utilizando canções compostas e gravadas no período da Ditadura Militar | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The main objective of our Dissertação of Mestrado consisted of understanding the school as a space of production of knowing, perceiving the child as a citizen capable to produce knowledge, use-in the ones for in such a way of the song as mediation in this process In such a way, in we considered them to break with the traditional idea, for times still persistent, of that the universities produce to know and the schools repass it and that, in turn, the pupils consist, when very, only in coadjuvantes actors of the process of knowledge production For in such a way, in we use them of the song as a pedagogical tool in the production of the pertaining to school historical knowledge during an experience carried through in classroom in 28, in the State School Antonio Moraes de Barros, in Native of London, with two groups of 8as series, using composed and recorded songs in the period of the Military dictatorship | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | História Social | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | História social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Canção (Música) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | History social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Song | - |
Palavras-chave: dc.subject | Music | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | History | - |
Título: dc.title | A canção como mediador cultural no processo de produção do conhecimento histórico em sala de aula | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: