A forma-ação do discurso da/na revista Nova Escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFernandes, Luiz Carlos [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorGregolin, Maria do Rosário V.-
Autor(es): dc.contributorPereira, Rony Farto-
Autor(es): dc.contributorGimenez, Telma Nunes-
Autor(es): dc.contributorPerfeito, Alba Maria-
Autor(es): dc.creatorMatos, Cleusa Maria Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:03:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:03:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10668-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979366-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa está voltada para o entendimento dos discursos midiáticos que se dizem pedagógicos e/ou científicos direcionados aos professores do Ensino Fundamental O corpus compreende trinta edições da revista Nova Escola - Fundação Victor Civita - Editora Abril, veiculadas durante os anos de 23, 24 e 25 O objetivo é promover a reflexão sobre a forma-ação de efeitos de sentido decorrente da formação discursiva dos enunciadores no periódico, especificamente em três “Cartas ao Leitor” E, ainda, apontar como os enunciados remetem à memória discursiva de capacitação continuada do sujeito-professor nos textos das seções: “Mural”, “Fala, Mestre!”, “Com a palavra” e “Ensinar bem é” Os pressupostos teóricos da Análise do Discurso (AD) fundamentam as concepções abordadas nesta investigação, a qual consiste na metodologia qualitativo-interpretativa A pesquisa nos revelou que na busca de cumprir as exigências dos documentos oficiais, os professores lançam mão de todos os recursos que lhes são acessíveis, e assim Nova Escola adentra um campo que lhe é promissor: “contribuir com a formação do professor brasileiro” Parece que a forma-ação discursiva é sedimentada por discursos já ditos que tentam validar enunciados, com suposta legitimidade, para definir posições de sujeito desejáveis-
Descrição: dc.descriptionTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research is engaged in the comprehension of mediatic discourse that is entitled pedagogical and/or scientific directed to the teachers from elementary school The corpus comprises thirty issues of Nova Escola Magazine - Fundação Victor Civita - Editora Abril published during 23, 24 and 25 The purpose is the promotion of reflection concerning the sense effects of action-form, which comes from a discourse formation of enunciators in the editorials, mainly in three “Cartas ao Leitor” Moreover, it looks forward to mark how the statements remind the discourse memory of the teacher-subject´s continuous formation development in elementary school in the texts from the sections: “Mural”, “Fala, Mestre!”, “Com a palavra” and “Ensinar bem é” The Discourse Analysis Theory (DA) gives basis to the approaches developed in this investigation, which is more specifically concerned with the quantitative-interpretive methodology The research revealed that in order to accomplish the demands from the official papers, the teachers use all resources which are able to facilitate their work and, as a consequence, Nova Escola is in a promising field: “contribute to the Brazilian teacher´s formation” Its formation-action of discourse seems to be rooted in discourses already set that try to valid statements which the presumed legitimacy serves to define the desired individuals’ position-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationDoutorado-
Relação: dc.relationEstudos da Linguagem-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse analysis-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Título: dc.titleA forma-ação do discurso da/na revista Nova Escola-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.