Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Luiz Carlos [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Gregolin, Maria do Rosário V. | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Rony Farto | - |
Autor(es): dc.contributor | Gimenez, Telma Nunes | - |
Autor(es): dc.contributor | Perfeito, Alba Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Matos, Cleusa Maria Alves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:03:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:03:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10668 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979366 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa está voltada para o entendimento dos discursos midiáticos que se dizem pedagógicos e/ou científicos direcionados aos professores do Ensino Fundamental O corpus compreende trinta edições da revista Nova Escola - Fundação Victor Civita - Editora Abril, veiculadas durante os anos de 23, 24 e 25 O objetivo é promover a reflexão sobre a forma-ação de efeitos de sentido decorrente da formação discursiva dos enunciadores no periódico, especificamente em três “Cartas ao Leitor” E, ainda, apontar como os enunciados remetem à memória discursiva de capacitação continuada do sujeito-professor nos textos das seções: “Mural”, “Fala, Mestre!”, “Com a palavra” e “Ensinar bem é” Os pressupostos teóricos da Análise do Discurso (AD) fundamentam as concepções abordadas nesta investigação, a qual consiste na metodologia qualitativo-interpretativa A pesquisa nos revelou que na busca de cumprir as exigências dos documentos oficiais, os professores lançam mão de todos os recursos que lhes são acessíveis, e assim Nova Escola adentra um campo que lhe é promissor: “contribuir com a formação do professor brasileiro” Parece que a forma-ação discursiva é sedimentada por discursos já ditos que tentam validar enunciados, com suposta legitimidade, para definir posições de sujeito desejáveis | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research is engaged in the comprehension of mediatic discourse that is entitled pedagogical and/or scientific directed to the teachers from elementary school The corpus comprises thirty issues of Nova Escola Magazine - Fundação Victor Civita - Editora Abril published during 23, 24 and 25 The purpose is the promotion of reflection concerning the sense effects of action-form, which comes from a discourse formation of enunciators in the editorials, mainly in three “Cartas ao Leitor” Moreover, it looks forward to mark how the statements remind the discourse memory of the teacher-subject´s continuous formation development in elementary school in the texts from the sections: “Mural”, “Fala, Mestre!”, “Com a palavra” and “Ensinar bem é” The Discourse Analysis Theory (DA) gives basis to the approaches developed in this investigation, which is more specifically concerned with the quantitative-interpretive methodology The research revealed that in order to accomplish the demands from the official papers, the teachers use all resources which are able to facilitate their work and, as a consequence, Nova Escola is in a promising field: “contribute to the Brazilian teacher´s formation” Its formation-action of discourse seems to be rooted in discourses already set that try to valid statements which the presumed legitimacy serves to define the desired individuals’ position | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Título: dc.title | A forma-ação do discurso da/na revista Nova Escola | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: