Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Campos, Maria de Fátima Sales de Souza [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Solange de Cássia Inforzato de | - |
Autor(es): dc.contributor | Nakabashi, Luciano | - |
Autor(es): dc.creator | Satel, Clécia Ivânia Rosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:02:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:02:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12956 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979306 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar a evolução das desigualdades de rendimento entre os indivíduos localizados no quartil ,25° e percentil ,9° da distribuição de rendimento, no mercado de trabalho paranaense, no período de 22 a 29 Para lograr com êxito a proposta deste trabalho, utiliza-se como base de dados os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o modelo econométrico de regressão quantílica Os resultados mostram que o mercado de trabalho paranaense é marcado pela discriminação em relação a gênero e cor da pele, ou seja, o retorno da educação para mulheres e pessoas não brancas foi bem menor do que para homens e pessoas brancas Constatou-se que, no período em análise, indivíduos que entraram no mercado de trabalho com idade inferior a 14 anos fazem parte dos quantis inferiores da distribuição de rendimentos É possível verificar a influência positiva da qualificação nos rendimentos, do mesmo modo, o retorno da escolaridade foi maior para as pessoas que fazem parte dos quantis mais elevados da distribuição Além disso, observou-se aumento na desigualdade de rendimento entre o quartil ,25° e o percentil ,9° no Paraná | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Economia Regional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em Economia Regional | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study aims to analyze the evolution of income inequality among individuals located in the quartile 25 ° and percentile 9° of distribution of income, labor market Paraná, in the period 22 to 29 To successfully achieve the purpose of this study, used as a database microdata from the National Household Sample Survey (PNAD) of the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and the quantile regression econometric model The results show that the labor market Paraná is marked by prejudice in Paraná, in relation to gender and skin color As well, the return to education for women and non-white people was much lower than for men and white people It was found that, in the period, individuals who entered the labor market under the age of 14 years are part of the higher quantiles of the income distribution You can check the positive influence of qualifying income in the same way, the return of schooling was higher for people who are part of the higher quartiles of the income distribution In addition, we observed an increase in income inequality between in the quartile 25° and percentile 9° in Paraná | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Economia Regional | - |
Relação: dc.relation | Centro de Estudos Sociais Aplicados | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Economia Regional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Renda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distribuição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paraná (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Labor force | - |
Palavras-chave: dc.subject | Income distribution | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discrimination in employment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Labor - Parana | - |
Título: dc.title | Desigualdade de rendimentos do trabalho no Paraná no período 2002a 2009 : uma análise quantílica para o quartil 0,25º e o percentil 0,90º da distribuição de rendimentos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: