Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mafra, Núbio Delanne Ferraz [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Júlio César Rosa de | - |
Autor(es): dc.contributor | Perfeito, Alba Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Acri, Marcelo Cristiano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:02:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:02:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13855 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979290 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A escola costuma ser caracterizada como um espaço em que sujeitos interagem e aprendem mediados pela linguagem Porém, esta interação e aprendizagem em aulas de língua portuguesa apresentam nuances, principalmente no âmbito do letramento digital Propusemos a 25 alunos do ensino médio de um colégio estadual público na cidade de Rolândia (PR) o uso de ferramentas digitais em ambiente virtual, com o intuito de evidenciar como ocorre a produção de texto em coautoria através do uso do processador de textos do Google Docs Buscamos demonstrar que a utilização de recursos digitais em ambiente virtual e a promoção da escrita colaborativa potencializam a aprendizagem e o desenvolvimento da escrita em coautoria Analisamos também os níveis de interação Para fundamentar nossa pesquisa, que caracterizamos como uma pesquisa-ação, recorremos a Bakhtin (26), para quem o fenômeno da interação caracteriza-se como um processo; Araújo (27), Soares (23; 24) e Kleiman (1995), que esclarecem as concepções de letramento e multiletramentos; Coscarelli (27) e Ribeiro (212), que tratam do letramento digital; e Vigotski (27), que traz questões relativas a ensino e aprendizagem Também buscamos Lemos (25), Chartier (1999) e Araújo (213), que tratam do ambiente virtual de forma crítica, desmitificando a ideia de novo Primo (23; 25) discute o conceito de interatividade e de interação, enquanto que García Canclini (1997) e Castells e Cardoso (25) tratam da sociedade da informação e dos avanços tecnológicos A metodologia utilizada foi a pesquisa-intervenção, inserida no campo da pesquisa qualitativa Após as análises do processo de escrita, percebemos que as ferramentas digitais: permitem o desenvolvimento da escrita em coautoria de forma a dar liberdade para os grupos de alunos idealizarem e produzirem um texto final satisfatório; estimulam a produção escrita e desenvolvem a habilidade de avaliar o que é relevante para o texto; e possibilitam a construção de hipertextualidade integrada à lida com outras linguagens | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The school tends to be characterized as a space in which individuals interact and learn mediated by language However, such interaction and learning in Portuguese language classes have nuances, especially in the context of digital literacy We proposed to 25 high school students from a public state college in the city of Rolândia (PR) the use of digital tools in virtual environment, in order to show how occurs the production of co-authored text by the use of word processor on Google Docs We seek to demonstrate that the use of digital resources in virtual environment and the promotion of collaborative writing enhance the learning and development of writing in co-authoring We also analyzed the levels of interaction To support our research, which we characterize as an action research, we turn to Bakhtin (26), for whom the phenomenon of interaction is characterized as a process; Araújo (27), Soares (23, 24) and Kleiman (1995), which clarify the concepts of literacy and multi-literacies; Coscarelli (27) and Ribeiro (212), which deal with digital literacy; and Vygotsky (27), which brings issues concerning to teaching and learning We also seek Lemos (25), Chartier (1999) and Araújo (213), which deal with the virtual environment critically, demystifying the idea of new Primo (23, 25) discusses the concept of interactivity and interaction, while García Canclini (1997) and Castells and Cardoso (25) deal with the information society and technological advances The methodology used was the intervention research, inserted in the field of qualitative research After the analysis of the writing process, we realized that digital tools: allow the development of writing in co-authorship in order to give freedom to the groups of students to idealize and produce a satisfactory final text; stimulate the written production and develop the ability to evaluate which is relevant to the text, and enable the construction of hypertextuality integrated with the work with other languages | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Português escrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criatividade na escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programas de computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creative writing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer programs | - |
Título: dc.title | Escrita colaborativa e letramento digital : coautoria em ambiente virtual | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: