Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Baronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Flávio Brandão | - |
Autor(es): dc.contributor | Santana, Andréia da Cunha Malheiros | - |
Autor(es): dc.contributor | Aguilera, Vanderci de Andrade | - |
Autor(es): dc.contributor | Altino, Fabiane Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Semczuk, Wéllem Aparecida de Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:02:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:02:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14915 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979275 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O ensino de língua materna na escola é fundamental para que os alunos adquiram as competências linguísticas das modalidades oral e escrita Para isso, o professor-formador deve se capacitar para discutir as questões relacionadas à língua e às suas diversas normas Nesse sentido, os estudos da Sociolinguística Educacional têm se preocupado com questões relacionadas à língua e ao ensino, com o intuito de apresentar ao aluno as variedades que levam ao prestígio/estigma demonstrando seu percurso e importância, nas modalidades oral e escrita, dentro da comunidade de fala Com base nisso, este trabalho, resultado de uma pesquisa-ação, tem por intuito oferecer subsídios aos professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o trabalho com a oralidade sob o olhar da Sociolinguística Educacional Os informantes/participantes selecionados para a análise são professores que ministram aulas nos anos iniciais em escolas públicas, que participaram, inicialmente, do projeto de extensão Proposta de Atualização Docente para o Ensino de Língua Portuguesa – Prodocente, vinculado à Universidade Estadual de Londrina e à Secretaria de Educação do Município de Centenário do Sul Justifica-se a escolha desses informantes/participantes por ser necessário, desde os anos iniciais, estabelecer uma reflexão sobre a língua, vista enquanto heterogênea, e realizar um trabalho com a oralidade em sala de aula, tendo em vista que, nessa etapa da Educação Básica, os alunos adquirem os conhecimentos linguísticos e aprendem o código da escrita A ênfase, nesta tese, foi dada à abordagem do eixo oralidade, visto que os diversos gêneros orais possibilitam um trabalho efetivo a respeito da diversidade linguística O corpus do trabalho constitui-se de três instrumentos para a coleta de dados: (i) questionário semiestruturado – diagnóstico; (ii) planos de ensino e (iii) questionário inicial e avaliativo A análise dos dados evidenciou que independente da formação inicial, os docentes desconhecem a língua enquanto sistema heterogêneo e consideram a utilização de variantes linguísticas de menor prestígio social como erro, o que reforça a importância de formações continuadas que partam das necessidades do contexto da escola e com uma maior duração para que tais crenças possam ser revistas | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Teaching the mother language at school is crucial for students to acquire the language skills of oral and written modalities For this, the teacher-trainer should be able to discuss the issues related to language and its various norms In this sense, the studies of Educational Sociolinguistics have been concerned with questions related to language and teaching, in order to present to the student the varieties that lead to prestige / stigma demonstrating their path and importance, in oral and written modalities, within the community of speech Based on the previous information, this paper, resulted of an action-research, aims to offer subsidies to teachers of the early years of elementary school to work with orality under the eye of Educational Sociolinguistics The informants / participants selected for the analysis are teachers who teach classes in the early years in public schools, who initially participated in the extension project named Proposal for Upgrading Teaching Elementary School - Prodocente, linked to the State University of Londrina and the Department of Education of the Municipality of Centenário do Sul The choice of these informants / participants is justified because it is necessary, since the early years, to establish a reflection on the language, seen as heterogeneous, and to perform a work with orality in the classroom, considering that, in this stage of Education Basic, students acquire language skills and learn the code of writing The emphasis in this thesis will be on addressing the orality axis, as the various oral genres enable effective work on linguistic diversity The work corpus consists of three instruments for data collection: (i) semi-structured questionnaire - diagnosis; (ii) teaching plans and (iii) initial and evaluative questionnaire Data analysis showed that, regardless teachers’ initial graduation, most of them ignore the language as heterogeneous system, and they consider the usage of linguistics variants from minor social prestigious communities as an error These reinforce the importance of longer continuing education courses in the area, which comes from the educational necessities' context in the school to review such beliefs | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociolinguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua materna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociolinguistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Native language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | A abordagem da oralidade e a form(ação) docente nos anos iniciais : desafios e possibilidades | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: