Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | André, Richard Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor | Aguiar, Carolina Amaral de | - |
Autor(es): dc.contributor | Ishiki, Michiko Okano | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Thereza Cristina de Oliveira e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:02:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:02:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18283 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979272 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa investiga o filme Nausicaä do Vale do Vento (1984) a partir dos seguintes conceitos propostos por Reinhardt Koselleck: espaço de experiência, horizonte de expectativa e seus pares antitéticos (interno-externo, superior-inferior e anterior-posterior). O objetivo foi estudar a questão temporal do filme, com foco na década de sua realização (anos 1980), empregando as metodologias propostas por Marcos Napolitano e Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété. Por meio da análise dos territórios e personagens que compõem o enredo, foi possível estabelecer correlações entre a animação e os seguintes aspectos: a tragédia de Minamata, que tornou o meio ambiente tóxico, devido ao descarte indevido de mercúrio no mar, e, desta, com a experiência atômica do Japão; os desdobramentos da Guerra Fria no país nipônico, que viveu o medo difuso de uma aniquilação nuclear e atuou de modo a viabilizar as guerras da Coreia e do Vietnã; e o papel das mulheres naquela sociedade, que se modificou na medida em que se processaram mudanças econômicas e políticas. Por fim, observou-se que o enredo opera elementos do passado para propor outras possibilidades de existência, construindo um elogio da coexistência entre os diferentes, sejam eles territórios, papéis hierárquicos, ou formas de vida | - |
Descrição: dc.description | This research investigates the animated film Nausicaä of the Valley of the Wind (1984) based on the following concepts proposed by Reinhardt Koselleck: space of experience, horizon of expectation, and his antithetical pairs (internal-external, superior-inferior and previous-subsequent). The objective was to study the temporal dimension of the movie, focusing on the decade in which it was produced (1980s), using the methodologies proposed by Marcos Napolitano and Francis Vanoye and Anne Goliot-Lét. By analyzing the territories and characters that feature in the plot, it was possible to establish correlations between the animation and: the Minamata tragedy, which made the environment toxic due to the improper disposal of mercury in the sea, and, from that, with Japan’s atomic experiment; with the unfolding of the Cold War in Japan, that experienced the diffuse fear of nuclear annihilation and acted to make the Korean and Vietnam wars possible; and the role of women in that society, which changed as economic and political changes took place. Finally, it was observed that the plot uses elements from the past to propose other possibilities of existence, building praise of coexistence between different people, territories, hierarchical roles, or ways of life | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CLCH - Departamento de História | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Animação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Japão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hayao Miyazaki | - |
Palavras-chave: dc.subject | História contemporânea | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filme cinematográfico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Animação (Cinematografia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Guerra fria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mangá (Desenho japonês) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Animation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Japan | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hayao Miyazaki | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contemporary history | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinematic film | - |
Palavras-chave: dc.subject | Animation (Cinematography) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cold War | - |
Título: dc.title | O tempo entre experiências e expectativas: a animação Nausicaä do Vale do Vento, de Hayao Miyazaki (1986) | - |
Título: dc.title | Time between experiences and expectations: Hayao Miyazaki's animation Nausicaä of the Valley of the Wind (1984) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: