Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brancher, Jacques Duílio [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ana Lúcia da | - |
Autor(es): dc.contributor | Campos, Vitor Valério de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Attrot, Wesley | - |
Autor(es): dc.creator | De Sordi Junior, Fábio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:02:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:02:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15377 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979254 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo do presente trabalho é apresentar e descrever um ambiente colaborativo de treinamento, desenvolvido para auxiliar pessoas que pretendem realizar o Exame Nacional para Ingresso na Pós-graduação em Computação (POSCOMP) Este ambiente foi desenvolvido e fundamentado em estudos sobre ambientes colaborativos de aprendizagem e pretende auxiliar no aprimoramento dos conhecimentos do usuário, em relação ao que é cobrado no exame e portanto, melhorar o desempenho deste na realização da prova O Ambiente Colaborativo de Treinamento Preparatório para o POSCOMP (ACTCOMP) permite ao usuário, cadastrar, avaliar e classificar questões de acordo com os temas que compõe o edital do POSCOMP Ele contém questões de exames de 212 à 214 inseridas em sua base de dados, e permitirá que o usuário crie provas simuladas personalizadas com questões de temas específicos, ou seguindo os padrões atuais de composição das provas Além disso, devido à grande utilização de fórmulas matemáticas no contexto do exame, o ACTCOMP utiliza o LATEX para compilar suas questões Após o desenvolvimento do ACTCOMP, foi realizada uma avaliação de usabilidade utilizando o SUS (System Usability Scale) com profissionais da área da computação | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The purpose of this masters thesis is to present and describe a collaborative training environment, designed to help people who intend to carry out the National Examination for Admission at Postgraduate Degree in Computing (POSCOMP) The environment was developed and based on studies of collaborative learning environments, and intends to assist in the improvement of user knowledge about what is charged in the examination, and thus improve performance in carrying out this test The Training Collaborative Environment Preparation for POSCOMP (ACTCOMP) allows the user register, evaluate and rank issues in accordance with the themes present in the POSCOMP edict It already contains questions from previous exams inserted in its database, and allows the user to create customized tests simulated with issues of speci_c topics, or following the current standards of composition of the evidence In addition, due to heavy use mathematical formulas used in the examination, the ACTCOMP use LATEX to build your questions After the development of ACTCOMP, an usability evaluation using SUS (System Usability Scale) with computing professionals was held | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciência da Computação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambientes virtuais compartilhados | - |
Palavras-chave: dc.subject | LaTex (Sistema de computador) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura orientada a serviços (Computação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Shared virtual environments | - |
Palavras-chave: dc.subject | LaTeX (Computer system) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer-assisted instruction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Service-orie | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de um ambiente colaborativo de treinamento preparatório para o POSCOMP | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: