Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Frederico Augusto Garcia [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Idelette Mouzart-Fonseca dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Pascolati, Sonia Aparecida Vido | - |
Autor(es): dc.contributor | Pradier, Jean-Marie | - |
Autor(es): dc.contributor | Matos, Edilene Dias | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Idelette Mouzart-Fonseca dos [Coorientador] | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, Salvio Fernandes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:02:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:02:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13012 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979234 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa procura analisar e descrever os processos de produção, transmissão e recepção da poesia oral da capoeira Neste caso, a forma de transmissão do poema oral é a performance Partindo dessa ideia, procuramos analisar as performances poéticas de mestres e capoeiristas na roda de capoeira angola, no intuito de compreender os tipos de performances existentes, as técnicas e particularidades de cada performance, a relação entre intérprete, texto (cantigas) e espectador Compreendendo a capoeira como uma manifestação híbrida que reúne a luta, o jogo, o rito, a dança, música, teatro, som e imagem, identificamos que há várias performances acontecendo simultaneamente na roda de capoeira: performance do jogo ou física, performance na bateria musical, performance do intérprete e a performance do espectador Todas estas performances contribuem para o surgimento de uma poética visual, sonora, verbal e corpórea, gerando assim o dinamismo, a pluralidade e a complexidade do jogo da capoeira Para realização deste trabalho, nos apoiamos em pesquisa bibliográfica realizada no Brasil e na França, além de pesquisa de campo em que realizamos visitas e observações participantes em rodas de capoeira no Brasil e na Europa, principalmente, nas cidades de São Luís (MA) e Paris (FR) Nessas cidades vivem mestre Patinho e professor Fubuia, personagens a serem analisados nesta pesquisa como performers e poetas orais As performances de mestre Patinho estão completamente ligadas à regência e direção da roda, exercendo assim os papéis de poeta, mestre, maestro e diretor da roda de capoeira Quanto ao professor Fubuia, sua performance está voltada para organização da roda e ao improviso e descontração durante sua execução, sendo que seus alunos são, em sua maioria, franceses que não conhecem a língua portuguesa e a cultura brasileira com propriedade, mas que conseguem rapidamente apreender os significados das cantigas de capoeira | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutor em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras UEL/Université Paris Ouest Nanterre la Défense | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research intends to analyze and describe the processes of production, transmission and reception of oral poetry in capoeira In this case, the form of oral transmission of the poems might be considered performance Based on this idea, we analyzed the poetic performances of masters of capoeira and capoeiristas in the roda of Capoeira Angola in order to understand the types of performances available, the techniques and characteristics of each performance, the relationship between the performer, the text (poems), and the audience Understanding capoeira as a hybrid event that brings together the fight, play, ritual, dance, music, theater, sound and image, we identified that there are several performances happening simultaneously in capoeira: game performance or physical performance, performance with the drums, performance of the interpreter and the performance of the public All these performances contribute to the emergence of a visual, aural, verbal and body poetic, thus creating the dynamism, diversity and complexity of the game of capoeira For this study, we draw on literature research undertaken in Brazil and France, as well as field research in which we conducted visits and observation of rodas of capoeira in Brazil and Europe, mainly in the cities of São Luís (MA) and Paris (FR), where master Patinho and teacher Fubuia live, respectively, and who are the characters to be examined in this study as performers and oral poets The performances of master Patinho are completely connected to the conducting and command of the roda, thus playing the roles of poet, teacher, conductor and director of the capoeira As for teacher Fubuia, his performance is focused on the organization of the roda and the improvisation and spontaneity during its execution, and his students are mostly French who do not know Portuguese and Brazilian culture with propriety, but can quickly grasp the meanings of the poems of capoeira | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Letras | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras UEL/Université Paris Ouest Naterre la Défense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia Oral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance (Arte) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capoeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Popular literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oral poetry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance art | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poetics | - |
Título: dc.title | Poesia oral e performance no Brasil : a mandiga da voz e do corpo na capoeira Angola = : Poesie orale et performance au Brésil : l'incantation de la voix et du corps dans la capoeira Angola | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: