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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Henning, Leoni Maria Padilha [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Streck, Danilo | - |
Autor(es): dc.contributor | Verástegui, Rosa de Lourdes Aguilar | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Renata Miranda de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:02:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:02:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11172 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979218 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A proposta desta Dissertação é apresentar argumentos para a defesa da liberdade como princípio educativo, tendo o professor como sujeito essencial para o exercício de um processo educativo que utilize instrumentos para esta finalidade É, em nossa defesa, também o professor o personagem mais qualificado para superar quaisquer condições de opressão, podendo entretanto, apresentar-se seja como oprimido ou como opressor no ambiente escolar Para tanto, organizamos este trabalho em três capítulos, sendo o primeiro desenvolvido tendo por base três conceitos, para instrumentalizar o exercício da liberdade de todos, fundada no inacabamento, característica que permite a toda e qualquer pessoa dar conta de se construir, aprender e se conscientizar de sua ação no mundo Trata-se de um processo que é continuo, cuja ideia será desenvolvida subsequentemente quando tratarmos da conscientização e a expressão da consciência humana do existir no e com o mundo Abordamos ainda sobre a noção freireana de politização ou a impossibilidade de uma educação neutra, ideia que, necessariamente, deve vincular-se à tomada de decisão que é contínua na vida No segundo capítulo, tratamos sobre a educação propriamente dita, a saber: a educação bancária como impedidora de um processo educativo com vistas à liberdade, e a sua opositora, a educação como prática da liberdade, enfatizando a problemática da valorização dos conteúdos Por fim, discutimos a democracia como instrumento para a prática educativa cujo princípio seja a liberdade Consideramos ainda a relação pedagógica em que os docentes se comportam tanto como oprimidos quanto como opressores em ambiente escolar, e o professor como sujeito capaz de ter na liberdade a capacidade de transformar a realidade escolar Como base teórica fundamental, utilizamos Paulo Freire Mas para ampliarmos o conceito central da pesquisa com intenção de considerarmos a efetiva liberdade de existir dos seres humanos, incluímos em nossos estudos duas obras de Jean Paul Sartre Acreditamos, firmemente, que a liberdade deva ser o grande foco de uma educação que pretenda transformar a realidade, especialmente a brasileira Por isto, optamos por este tema e autores, tendo no trabalho docente o caminho para que aconteça efetivamente a transformação de uma educação a qual, acreditamos, seja ainda bancária, mas que seja transformada para uma outra que invista no exercício permanente de humanização | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The aim of this dissertation is to present arguments for the defense of freedom as an educational principle, with the teacher as an essential subject for the exercise of an educational process that uses instruments for this aim It is, in our defense, also the teacher, the most qualified character to overcome any oppressive circumstances, the teacher may however, be presented either as oppressed or oppressor in the school environment Thus, this work is organized in three chapters , the first is being developed in three basic concepts in order to organize the exercise of freedom of all founded in the unfinished trait that allows anyone and everyone to realize build, learn and be aware of its action in the world This is a process that is open- ended, whose idea will subsequently be developed when we deal with the awareness and the expression of human consciousness exists in and with the world We will discuss further on Freire's concept of politicization or the impossibility of a neutral education, an idea that should necessarily be bound by the decision making it regular in real life In the second chapter, we will discuss education itself, namely the banking education interfering in the educational process with a view to freedom, and your opponent, education as a practice of freedom, emphasizing the issue of recovery of content Finally, we discuss democracy as a tool for educational practice whose principle is freedom Consider also the pedagogical relationship that teachers behave both as oppressed and as oppressors in a school, and the teacher as a subject able to have the freedom the ability to transform the school reality As a fundamental theoretical basis, we use Paulo Freire But to broaden the main concept of research intended to consider the effective freedom to be human beings, we have included in our studies two works of Jean Paul Sartre We firmly believe that freedom should be the major focus of an education that wishes to transform reality, especially the Brazilian For this reason, we chose this topic and authors, and in teaching the way for effectively happen the transformation of an education which, we believe, be the banking education, but is transformed to another to invest in permanent exercise of humanization | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Efeito das inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liberdade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humanização na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Brazil | - |
Título: dc.title | A liberdade como princípio para uma educação transformadora | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
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