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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Baronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Cox, Maria Inês Pagliarini | - |
| Autor(es): dc.contributor | Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Aguilera, Vanderci de Andrade | - |
| Autor(es): dc.contributor | Altino, Fabiane Cristina | - |
| Autor(es): dc.creator | Dalto, Vanessa Lini | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:02:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:02:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11490 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979212 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta tese toma, como ponto de partida, a investigação das dificuldades de escrita apresentadas por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e suas relações com marcas de oralidade Sob a ótica da Sociolinguística Educacional, investiga a aquisição da norma culta por parte de alunos do distrito rural da Warta, pertencente à cidade de Londrina, já que o dialeto, característico dos alunos em questão, difere em alguns aspectos da norma contemplada em ambiente escolar O objetivo desta tese de doutorado é, pois, realizar um levantamento dos processos fonético-fonológicos em dados orais e escritos dos alunos do 5º ano do Ensino Funamental I de uma escola da zona rural de Londrina, a fim de investigar uma possível interferência da oralidade na escrita Para tanto o corpus deste estudo constitui-se de amostras orais, gravações em áudio e registros escritos coletados a partir de um questionário Com os dados, observou-se que fatos fonéticos não estigmatizados, os traços graduais, e confusões de ordem ortográfica configuram maior índice de fenômenos presentes na escrita Nesse sentido, considera-se como possíveis fatores de tais dificuldades o conhecimento insuficiente das regras que regem a escrita formal e o processo de transposição da fala para escrita Busca-se, por meio deste estudo, melhor compreender o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, além de propor reflexões quanto ao tratamento das diferentes normas linguísticas presentes nos bancos escolares | - |
| Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This thesis takes, as a starting point, the investigation of writing difficulties presented by students in the 5th year of elementary school and their relationship with oral marks Under the perspective of Educational Sociolinguistics, it investigates the acquisition of the educated standard by students from the rural district of Warta, belonging to the city of Londrina, since the dialect, characteristic of the students in question, differs in some aspects from the standard contemplated in the school environment The objective of this doctoral thesis is, therefore, to carry out a survey of the phonetic-phonological processes in oral and written data of the students of the 5th year of Functional Education I of a school in the rural area of Londrina, in order to investigate a possible interference of orality in the writing For this purpose, the corpus of this study consists of oral samples, audio recordings and written records collected from a questionnaire With the data, it was observed that phonetic facts not stigmatized, the gradual features, and confusions of orthographic order configure a higher index of phenomena present in writing In this sense, insufficient knowledge of the rules that govern formal writing and the process of transposing speech to writing are considered as possible factors of such difficulties This study seeks to better understand the teaching-learning process of the Portuguese language, in addition to proposing reflections on the treatment of the different linguistic norms present in school banks | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Doutorado | - |
| Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociolinguística | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Oralidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociolinguistics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Writing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Variation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language | - |
| Título: dc.title | Oralidade, escrita e ensino : em busca de uma melhor compreensão da escrita de alunos de contexto rural | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
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