
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Reis, Maria Elizabeth Barreto Tavares dos [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Sei, Maíra Bonafé | - |
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Paulo José da | - |
| Autor(es): dc.creator | Gomes, Andréa Kioko Sonoda | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:02:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:02:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11383 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979162 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Os atendimentos clínicos psicoterapêuticos realizados nos serviços-escolas são permeados por uma série de experiências emocionais vivenciadas pela díade psicoterapeuta-aprendiz/paciente Diante das diversas nuances da clínica psicanalítica, o psicoterapeuta-aprendiz vivencia experiências que refletem em sua subjetividade Este estudo teve como objetivo investigar as vivências emocionais dos estudantes de graduação em psicologia durante os estágios em clínica psicanalítica, analisar as emoções percebidas em si mesmos pelos psicoterapeutas-aprendizes nos atendimentos em psicoterapia psicanalítica, assim como realizar um levantamento bibliográfico acerca das emoções vivenciadas pelo psicoterapeuta-aprendiz Trata-se de um estudo clínico-qualitativo, utilizando-se o referencial teórico psicanalítico Participaram desta pesquisa vinte e sete estudantes de psicologia, que realizavam atendimentos nos serviços-escolas de quatro instituições de ensino superior Foram realizadas entrevistas semidirigidas, os dados foram analisados pelos procedimentos da análise de conteúdo e discutidos por meio de pressupostos da psicanálise Nos resultados observou-se a presença das vivências de ansiedade, medo, insegurança, nervosismo, presentes tanto no início dos atendimentos, como no decorrer do processo psicoterapêutico A identificação com as vivências emocionais dos pacientes, as dúvidas referentes a percepção das próprias emoções, foram importantes aspectos encontrados neste estudo Outro resultado observado foi que os participantes da pesquisa compreenderam a supervisão como um espaço de aprendizagem, acolhimento e partilha das vivências emocionais, assim como demonstraram questionamentos quanto ao futuro profissional Tais resultados podem contribuir para a reflexão sobre a vivência desta experiência para o psicoterapeuta-aprendiz, a fim de melhor prepará-lo para os desafios da prática clínica psicanalítica | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
| Descrição: dc.description | Abstract:The psychotherapeutic clinic services performed in the psychology teaching clinics are permeated by a series of emotional experiences lived by the psychotherapist-apprentice/ patient dyad In light of the various nuances of psychoanalytic practice, the psychotherapist-apprentice goes through experiences that reflect in his subjectivity, in which a series of emotions emerge This study aimed to investigate the emotional experiences of undergraduate students in psychology during the psychoanalytic clinical stages, to analyze the emotions perceived in themselves by the psychotherapist-apprentice in the consultations in psychoanalytic psychotherapy, as well as to perform a bibliographical survey regarding the emotions experienced by the psychotherapist-apprentice It is a clinical-qualitative study, using the psychoanalytic theoretical framework Twenty-seven psychology students participated in this study, who attended the services of four higher education institutions Semi-structured interviews were conducted, data were analyzed by content analysis procedures and discussed through the assumptions of psychoanalysis In the results, it was observed the presence of anxiety, fear, insecurity and nervousness both at the beginning of the visits and during the course of the psychotherapeutic process The identification with the emotional experiences of the patients, the doubts concerning the perception of the own emotions, were important aspects found in this study Another result observed was that the participants of this study understood the supervision as a space of learning, reception and sharing of emotional experiences, as well as they demonstrated questions about their professional future Such results may contribute to the reflection on this experience of this for the trainee psychotherapist in order to better prepare him for the challenges of psychoanalytic clinical practice | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Psicologia | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Biológicas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicoterapeuta e paciente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Emoções | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psychoanalysis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psychotherapist and patient | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Emotions | - |
| Título: dc.title | Emoções vivenciadas pelos psicoterapeutas-aprendizes nos serviços-escolas : uma leitura psicanalítica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: