Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moura, Jeani Delgado Paschoal [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Antonello, Ideni Terezinha | - |
Autor(es): dc.contributor | Marandola Junior, Eduardo José | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Larissa Alves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:02:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:02:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16373 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979146 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A pesquisa parte da inquietação sobre o papel da ciência na formulação de conceitos e temas e das experiências humanas na tarefa de desvelar o ser Faz-se pertinente a discussão dos caminhos pelos quais a Geografia tem percorrido, e que ainda pode contribuir para o desvelar dos mundos particulares O objetivo da pesquisa é repensar os conceitos de educação geográfica e ensino de Geografia e de que modo um coexiste no outro, considerando como elemento balizador o existencialismo A pesquisa teve como base os escritos de Martin Heidegger filósofo cujo pensamento contribui para construir uma Geografia existencial capaz de abarcar a educação geográfica e o ensino dessa ciência com o propósito de desvelar o ser-no-mundo e a compreensão de sua complexidade A metodologia aplicada na pesquisa se pautou na leitura das obras heideggerianas e autores que dialogam com seus escritos e ideias fundamentais Estes estudos permitiram re(pensar) os conceitos de educação e ensino e suas particularidades, enfatizando a necessidade de um se substanciar no outro para a realização de uma vivência mais humanizada, que conduza a liberdade em seu sentido existencial A partir dos mundos particulares onde se situam muitas geografias do porvir o desvelar do ser-no-mundo pode ser campo fértil para pensar a ciência, bem como outros conceitos como mundo, geograficidade e geosofia A Geografia pode substanciar a prática docente voltada para uma pedagogia das experiências humanas sobre a Terra, enlevando o pensamento e as práticas dos sujeitos para além dos muros escolares | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The research is based on the concern about the role of science in the formulation of concepts and themes and human experiences in the task of unveiling the being It is pertinent to discuss the ways in which Geography has traveled, and which can still contribute to the unveiling of particular worlds The objective of the research is to rethink the concepts of geographic education and geography teaching and how one coexists in the other, considering existentialism as a signaling element The research was based on the writings of Martin Heidegger, a philosopher whose thinking contributes to building an existential geography capable of encompassing geographical education and the teaching of this science for the purpose of unveiling the being-in-the-world and understanding its complexity The methodology applied in the research was based on the reading of Heideggerian works and authors who dialogue with their writings and fundamental ideas These studies allowed re (thinking) the concepts of education and teaching and their particularities, emphasizing the need for one to be substantiated in the other for the realization of a more humanized experience that leads to freedom in its existential sense From the private worlds where many geographies of the future are located, the unveiling of being-in-the-world can be fertile ground for thinking about science, as well as other concepts such as the world, geography and geosophy Geography can substantiate the teaching practice aimed at a pedagogy of human experiences on the Earth, evoking the thinking and practices of subjects beyond school walls | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Geografia | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching - Environment | - |
Título: dc.title | Deixar aprender : o ensino de geografia como educação geográfica existencial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: