Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Pamela Emanueli Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Buriasco, Regina Luzia Corio de | - |
Autor(es): dc.contributor | Mendes, Marcele Tavares | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Gabriel dos Santos e | - |
Autor(es): dc.contributor | Pires, Magna Natalia Marin | - |
Autor(es): dc.creator | Trombini, Thiago | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:02:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:02:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17952 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979087 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação tem como objetivo investigar características de uma Prova-escrita-em-fases à luz da Educação Matemática Realística (RME), a partir de teses e dissertações brasileiras que tratam dessa temática. Para tanto, apresenta-se uma perspectiva de avaliação formativa, tomada como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem, em acordo com os trabalhos realizados pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação (GEPEMA). Em seguida, apresenta-se o instrumento avaliativo que é foco deste trabalho, a Prova-escrita-em-fases e a, abordagem de ensino (RME) que servirá também como “lente” para esta pesquisa. São apresentados os procedimentos metodológicos da pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, que utiliza como base de informações dez produções que relatam utilizar o instrumento avaliativo Prova-escrita-em-fases, encontradas no portal de teses e dissertações da CAPES. A análise foi desenvolvida a partir de dois aspectos identificados: estrutural e desenvolvimental. Nesse sentido, foi possível [identificar e retirar] analisar características voltadas ao aspecto estrutural do instrumento, quanto ao público-alvo, tarefas, número de fases e correção da prova que referem-se à elaboração e construção do instrumento; e relacionadas ao aspecto desenvolvimental quanto à intervenção, regulação, intencionalidade e (re)planejamento. As características identificadas mostram-se ligadas a intencionalidades e planejamentos realizados dentro do processo avaliativo, no qual o instrumento é proposto, permitindo uma dinamização do processo avaliativo, considerando o tempo entre as fases e todas as oportunidades que podem ser criadas dentro dele. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aims to investigate the characteristics of a written test in phases, from the perspective of Realistic Mathematics Education (RME), based on Brazilian theses and dissertations that address this topic. To this end, this study presents a formative assessment approach as a research practice and learning opportunity, following the studies carried out by the Study and Research Group on Mathematics Education and Assessment (GEPEMA, in Portuguese). Next, the dissertation presents the assessment instrument – the written test in phases, on which it is focused – and the teaching approach (RME), used as a “lens” for this research. It also presents the methodological procedures of the interpretative qualitative research, whose information base comprises 10 papers that reported using written tests in phases for assessment, retrieved from the CAPES theses and dissertations portal. The analysis was based on two aspects – structural and developmental –, identified in those papers. Thus, it analyzed [identified and extracted] characteristics focused on the structural aspect of the instrument (regarding the target audience, tasks, number of phases, and correction of the test, which refer to the instrument development and construction) and its developmental aspect (regarding intervention, regulation, intentionality and, (re)planning). These characteristics are linked to intentions and planning within the assessment process in which the instrument is proposed, allowing for a streamlined assessment, thanks to the time between phases and all the opportunities that can be created within it. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CCE - Departamento de Matemática | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prova-escrita-em-fases | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática Realística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação da aprendizagem escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Written test in phases | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realistic Mathematics Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assessment of school learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intervention | - |
Título: dc.title | Prova-escrita-em-fases: uma análise à luz da educação matemática realística | - |
Título: dc.title | Test-written-in-phases: an analysis in the light of realistic mathematics education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: