Prova-escrita-em-fases: uma análise à luz da educação matemática realística

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Pamela Emanueli Alves-
Autor(es): dc.contributorBuriasco, Regina Luzia Corio de-
Autor(es): dc.contributorMendes, Marcele Tavares-
Autor(es): dc.contributorSilva, Gabriel dos Santos e-
Autor(es): dc.contributorPires, Magna Natalia Marin-
Autor(es): dc.creatorTrombini, Thiago-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:02:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:02:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17952-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979087-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação tem como objetivo investigar características de uma Prova-escrita-em-fases à luz da Educação Matemática Realística (RME), a partir de teses e dissertações brasileiras que tratam dessa temática. Para tanto, apresenta-se uma perspectiva de avaliação formativa, tomada como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem, em acordo com os trabalhos realizados pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação (GEPEMA). Em seguida, apresenta-se o instrumento avaliativo que é foco deste trabalho, a Prova-escrita-em-fases e a, abordagem de ensino (RME) que servirá também como “lente” para esta pesquisa. São apresentados os procedimentos metodológicos da pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, que utiliza como base de informações dez produções que relatam utilizar o instrumento avaliativo Prova-escrita-em-fases, encontradas no portal de teses e dissertações da CAPES. A análise foi desenvolvida a partir de dois aspectos identificados: estrutural e desenvolvimental. Nesse sentido, foi possível [identificar e retirar] analisar características voltadas ao aspecto estrutural do instrumento, quanto ao público-alvo, tarefas, número de fases e correção da prova que referem-se à elaboração e construção do instrumento; e relacionadas ao aspecto desenvolvimental quanto à intervenção, regulação, intencionalidade e (re)planejamento. As características identificadas mostram-se ligadas a intencionalidades e planejamentos realizados dentro do processo avaliativo, no qual o instrumento é proposto, permitindo uma dinamização do processo avaliativo, considerando o tempo entre as fases e todas as oportunidades que podem ser criadas dentro dele.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims to investigate the characteristics of a written test in phases, from the perspective of Realistic Mathematics Education (RME), based on Brazilian theses and dissertations that address this topic. To this end, this study presents a formative assessment approach as a research practice and learning opportunity, following the studies carried out by the Study and Research Group on Mathematics Education and Assessment (GEPEMA, in Portuguese). Next, the dissertation presents the assessment instrument – the written test in phases, on which it is focused – and the teaching approach (RME), used as a “lens” for this research. It also presents the methodological procedures of the interpretative qualitative research, whose information base comprises 10 papers that reported using written tests in phases for assessment, retrieved from the CAPES theses and dissertations portal. The analysis was based on two aspects – structural and developmental –, identified in those papers. Thus, it analyzed [identified and extracted] characteristics focused on the structural aspect of the instrument (regarding the target audience, tasks, number of phases, and correction of the test, which refer to the instrument development and construction) and its developmental aspect (regarding intervention, regulation, intentionality and, (re)planning). These characteristics are linked to intentions and planning within the assessment process in which the instrument is proposed, allowing for a streamlined assessment, thanks to the time between phases and all the opportunities that can be created within it.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCCE - Departamento de Matemática-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectProva-escrita-em-fases-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática Realística-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação da aprendizagem escolar-
Palavras-chave: dc.subjectIntervenção-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics Education-
Palavras-chave: dc.subjectWritten test in phases-
Palavras-chave: dc.subjectRealistic Mathematics Education-
Palavras-chave: dc.subjectAssessment of school learning-
Palavras-chave: dc.subjectIntervention-
Título: dc.titleProva-escrita-em-fases: uma análise à luz da educação matemática realística-
Título: dc.titleTest-written-in-phases: an analysis in the light of realistic mathematics education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.