Práticas epistêmicas: análise documental dos currículos de ciências da natureza de países da América do Sul

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZômpero, Andréia de Freitas-
Autor(es): dc.contributorLozano, Diana Lineth Parga-
Autor(es): dc.contributorCamargo Filho, Paulo Sérgio de-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ana Suellen Gomes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:02:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:02:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18529-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979082-
Descrição: dc.descriptionO ensino das disciplinas que compõem as Ciências da Natureza necessita oportunizar aos estudantes bem mais do que os conhecimentos considerados declarativos da ciência. É preciso que os alunos possam se engajar nos aspectos sociais, culturais e epistêmicos do empreendimento científico. O Ensino de Ciências pautado nas práticas epistêmicas vem ganhando destaque nas pesquisas desta área, visto que estas práticas estão relacionadas com as ações que uma determinada comunidade utiliza para a proposição, comunicação, avaliação e legitimação do conhecimento científico. Além disso, a articulação das práticas epistêmicas ao Ensino de Ciências pode propiciar ao aprendiz bem mais que somente o entendimento dos conceitos, direcionando-o a compreender como o conhecimento científico é construído. Destaca-se que as práticas epistêmicas já compõem os currículos de países da Europa, Ásia e América do Norte. Considerando estes aspectos, o objetivo desta pesquisa visou identificar e analisar as práticas epistêmicas nos currículos de Ciências da Natureza de países da América do Sul. Realizou-se uma pesquisa documental de caráter qualitativo com elementos descritos de forma estatística e exploratória dos currículos de Ciências da Natureza da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, referentes ao Ensino Médio. Os dados coletados desses documentos foram analisados por meio de um instrumento analítico apropriado para análise de práticas epistêmicas de diferentes dimensões do conhecimento científico. Por meio das análises foi possível encontrar práticas epistêmicas relativas as três dimensões do conhecimento: produção, comunicação e avaliação. Observou-se a predominância das práticas epistêmicas relacionadas a dimensão de produção do conhecimento nos currículos dos países analisados, seguida das práticas de comunicação e avaliação. Desta forma, pode-se dizer que a formação dos estudantes, de acordo com seus currículos, caracteriza-se como um Ensino de Ciências voltado para os processos de produção do conhecimento científico-
Descrição: dc.descriptionTeaching the disciplines that compose the Natural Sciences needs to provide students with more than the knowledge considered declarative of science. Students need to be able to engage in the social, cultural, and epistemic aspects of the scientific enterprise. Science Teaching based on epistemic practices has been gaining prominence in research in this area since these practices are related to the actions that a given community uses to proposition, communication, evaluation and legitimation scientific knowledge. In addition, the articulating epistemic practices to Science Teaching can provide the learner with more than just the understanding of concepts, directing him to understand how scientific knowledge is constructed. It is highlighted that epistemic practices already compose the curricula of countries in Europe, Asia and North America. Considering these aspects, this research aimed to identify and analyze epistemic practices in the curricula of Natural Sciences in South American countries. Qualitative documentary research was carried out with elements described in a statistical and exploratory way from the Natural Sciences curricula of Argentina, Brazil, Paraguay, and Uruguay, referring to High School. The data collected from these documents were analyzed by an appropriate analytical instrument for the analysis of epistemic practices of different dimensions of scientific knowledge. Through the analyses, it was possible to find epistemic practices related to the three dimensions of knowledge: production, communication, and evaluation. There was a predominance of epistemic practices related to the dimension of knowledge production in the curricula of the analyzed countries, followed by communication and evaluation practices. Therefore, it can be said that the training of students, according to their curricula, is characterized as Science Teaching focused on the processes of production of scientific knowledge-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCCE - Departamento de Matemática-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectAmérica do Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Epistêmicas-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Científica-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa Documental-
Palavras-chave: dc.subjectCiências da Natureza-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectCiências - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento científico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectSouth America-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemic Practices-
Palavras-chave: dc.subjectScience Education-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentary Research-
Palavras-chave: dc.subjectScientific education-
Palavras-chave: dc.subjectNatural sciences - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectScience Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Social aspects-
Palavras-chave: dc.subjectScientific knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Título: dc.titlePráticas epistêmicas: análise documental dos currículos de ciências da natureza de países da América do Sul-
Título: dc.titleEpistemic practices: a documentary analysis of the natural sciences curricula in South American countries-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.