Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Zômpero, Andréia de Freitas | - |
Autor(es): dc.contributor | Lozano, Diana Lineth Parga | - |
Autor(es): dc.contributor | Camargo Filho, Paulo Sérgio de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Ana Suellen Gomes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:02:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:02:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-23 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18529 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979082 | - |
Descrição: dc.description | O ensino das disciplinas que compõem as Ciências da Natureza necessita oportunizar aos estudantes bem mais do que os conhecimentos considerados declarativos da ciência. É preciso que os alunos possam se engajar nos aspectos sociais, culturais e epistêmicos do empreendimento científico. O Ensino de Ciências pautado nas práticas epistêmicas vem ganhando destaque nas pesquisas desta área, visto que estas práticas estão relacionadas com as ações que uma determinada comunidade utiliza para a proposição, comunicação, avaliação e legitimação do conhecimento científico. Além disso, a articulação das práticas epistêmicas ao Ensino de Ciências pode propiciar ao aprendiz bem mais que somente o entendimento dos conceitos, direcionando-o a compreender como o conhecimento científico é construído. Destaca-se que as práticas epistêmicas já compõem os currículos de países da Europa, Ásia e América do Norte. Considerando estes aspectos, o objetivo desta pesquisa visou identificar e analisar as práticas epistêmicas nos currículos de Ciências da Natureza de países da América do Sul. Realizou-se uma pesquisa documental de caráter qualitativo com elementos descritos de forma estatística e exploratória dos currículos de Ciências da Natureza da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, referentes ao Ensino Médio. Os dados coletados desses documentos foram analisados por meio de um instrumento analítico apropriado para análise de práticas epistêmicas de diferentes dimensões do conhecimento científico. Por meio das análises foi possível encontrar práticas epistêmicas relativas as três dimensões do conhecimento: produção, comunicação e avaliação. Observou-se a predominância das práticas epistêmicas relacionadas a dimensão de produção do conhecimento nos currículos dos países analisados, seguida das práticas de comunicação e avaliação. Desta forma, pode-se dizer que a formação dos estudantes, de acordo com seus currículos, caracteriza-se como um Ensino de Ciências voltado para os processos de produção do conhecimento científico | - |
Descrição: dc.description | Teaching the disciplines that compose the Natural Sciences needs to provide students with more than the knowledge considered declarative of science. Students need to be able to engage in the social, cultural, and epistemic aspects of the scientific enterprise. Science Teaching based on epistemic practices has been gaining prominence in research in this area since these practices are related to the actions that a given community uses to proposition, communication, evaluation and legitimation scientific knowledge. In addition, the articulating epistemic practices to Science Teaching can provide the learner with more than just the understanding of concepts, directing him to understand how scientific knowledge is constructed. It is highlighted that epistemic practices already compose the curricula of countries in Europe, Asia and North America. Considering these aspects, this research aimed to identify and analyze epistemic practices in the curricula of Natural Sciences in South American countries. Qualitative documentary research was carried out with elements described in a statistical and exploratory way from the Natural Sciences curricula of Argentina, Brazil, Paraguay, and Uruguay, referring to High School. The data collected from these documents were analyzed by an appropriate analytical instrument for the analysis of epistemic practices of different dimensions of scientific knowledge. Through the analyses, it was possible to find epistemic practices related to the three dimensions of knowledge: production, communication, and evaluation. There was a predominance of epistemic practices related to the dimension of knowledge production in the curricula of the analyzed countries, followed by communication and evaluation practices. Therefore, it can be said that the training of students, according to their curricula, is characterized as Science Teaching focused on the processes of production of scientific knowledge | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CCE - Departamento de Matemática | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | América do Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas Epistêmicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa Documental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências da Natureza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento científico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | South America | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epistemic Practices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Documentary Research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natural sciences - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Título: dc.title | Práticas epistêmicas: análise documental dos currículos de ciências da natureza de países da América do Sul | - |
Título: dc.title | Epistemic practices: a documentary analysis of the natural sciences curricula in South American countries | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: