Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Pamela Emanueli Alves [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Pires, Magna Natalia Marin | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Rudolph dos Santos Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Albino, Thiago Henrique de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:02:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:02:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9036 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979081 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A proposta deste trabalho foi pensada na direção de auxiliar os alunos e professores de Matemática da Educação Básica a refletirem sobre a sua perspectiva com relação ao ensino de Geometria Apresentaremos algumas informações sobre baixos índices da aprendizagem da Matemática observados em avaliações de larga escala Será discutida a importância de adotar novas metodologias e práticas de trabalho para um melhor aproveitamento das aulas e possível rendimento dos alunos Será proposta uma atividade para realizar generalizações para a área de polígonos regulares Para tal, utilizaremos a Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) na perspectiva de seu precursor, Martin Simon As THA possibilitam ao professor fazer análises antecipadas sobre os processos de ensino e de aprendizagem, conduzindo a aprendizagem de forma mais significativa aos alunos Apresentaremos diálogos hipotéticos entre o professor e os estudantes, a fim de mostrar que aprender por meio desta abordagem auxilia o professor em seu planejamento e proporciona aos alunos um melhor aproveitamento e interpretação dos conteúdos trabalhados | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The purpose of this study was designed to help Basic Education students and mathematics teachers to improve their perspective regarding the teaching of Geometry We will present some information on low mathematics learning rates observed in large scale assessments The importance of adopting new methodologies and work practices will be discussed for a better use of the lessons and possible student performance An activity will be proposed to carry out generalizations for the area of regular polygons For such, we will use the Hypothetical Learning Trajectory (HLT) in the perspective of its precursor, Martin Simon The HLT allows the teacher to make advance analyzes of the teaching and learning processes, leading the learning process in a more meaningful way to the students We will present hypothetical dialogues between the teacher and the students, in order to show that learning through this approach helps the teacher in his planning and provides students with a better use and interpretation of the contents worked on | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Título: dc.title | Generalizando as áreas de polígonos regulares : uma proposta à luz da trajetória hipotética de aprendizagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: