Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Galembeck, Paulo de Tarso [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Perfeito, Alba Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Abreu, Antônio Suárez | - |
Autor(es): dc.contributor | Tinoco, Denise Hernandes | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de | - |
Autor(es): dc.creator | Lunardelli, Rosane Suely Álvares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:02:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:02:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11082 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/979060 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A interação verbal face a face ou focalizada é construída cooperativamente, e nela cada falante está empenhado em apresentar e manter uma imagem positiva de si mesmo e do seu interlocutor Condicionados por essa situação, utilizam mecanismos que possibilitam monitorar a construção dessas imagens (faces) Entre os procedimentos verbais que concorrem para tal fim, são objetos deste estudo os marcadores conversacionais que promovem diversificadas gradações de envolvimento/ distanciamento entre os interlocutores e suavizam a força ilocutória dos enunciados, os marcadores de Preservação da Face O trabalho fundamenta-se nos aportes teóricos da Análise da Conversação, numa perspectiva textual-interativa, presente nos trabalhos de Galembeck, Marcuschi, Rosa, Preti, e Bakhtin, na noção de Face em Goffman, Brown e Levinson Busca estabelecer pontos de convergência entre o fenômeno lingüístico da Preservação da Face e o Arquétipo de Conformidade, Persona, formulado por Jung Com o intuito de descrever e analisar os mecanismos de preservação da face presentes em textos conversacionais produzidos por estudantes do curso de Biblioteconomia da UEL, utilizou-se o grupo focal, técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas Os resultados dessas análises vêm corroborar a premissa de que, apesar de indicarem diferentes graus de envolvimento dos locutores com seus enunciados, esses marcadores atenuam a força ilocutória das asserções e preservam as faces expostas na interação | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Focused or face-to-face verbal interactions are cooperatively constructed, in which the speaker is interested in maintaining a positive image of himself/herself and the interlocutor Conditioned by this situation, they use mechanisms to monitor the construction of these images (faces) Among the verbal procedures adopted to reach this goal, this study has focused on Face Preservation Markers, conversational markers that promote different degrees of involvement/distance between interlocutors, and smooth the illocutionary force of speech acts This study was based on the Conversation Theory , within the textual-interactive perspective described in the works of Galembeck, Marcuschi, Rosa, Preti and Bakhtin, on the notion of Face introduced by Goffman, Brown and Levinson In addition, it establishes converging points between the Face Preservation linguistic phenomenon and the Conformity, Persona archetype proposed by Jung To describe and analyze face preservation mechanisms in conversational texts produced by UEL Librarianship students, it was used the focus group, information collect technique in qualitative research Results from this study support the premise that, despite the different degrees of interlocutors involvement with their speech acts, these markers smooth the illocutionary force of the assertions and preserve the faces exposed in the interaction | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistic | - |
Título: dc.title | A preservação da face : estratégias discursivas na fala dos alunos de Biblioteconomia da UEL | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: