Atorialidade nas representações do agir de tutores na educação a distância : um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNascimento, Elvira Lopes [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorAbreu-Tardelli, Lília Santos-
Autor(es): dc.contributorSantos, Annie Rose dos-
Autor(es): dc.contributorCristovão, Vera Lúcia Lopes-
Autor(es): dc.contributorZirondi, Maria Ilza-
Autor(es): dc.creatorSilva, Kleber Ferreira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:01:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:01:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9602-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978983-
Descrição: dc.descriptionResumo: O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de campo de natureza qualitativo-interpretativista que propõe investigar as representações do agir de tutores na Educação a Distância (EaD) em uma instituição pública de ensino no Mato Grosso do Sul Nessa perspectiva, a pesquisa dispõe-se a depreender metodologicamente os seguintes movimentos: a) a partir de representações do agir, apreender o contexto de ação do tutor a distância, buscando evidências sobre a emergência/existência de um gênero da atividade; b) buscar indícios da imagem que o tutor tem sobre o trabalho em EaD e o papel do tutor na EaD; c) identificar figuras de ação e índices de representação do gênero da atividade e de atorialidade no agir A pesquisa fundamenta-se no quadro teórico metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) Bronckart (28, 29a) e no seu modelo teórico-metodológico de análise de textos Bronckart e Machado (24), Machado e Bronckart (25, 29), Bulea (21), Bulea e Bronckart (217), dentre outros aportes Clot (21a), Faïta (24), Amigues (24), Saujat (24) O resultado da pesquisa, especificamente, decorrente de análises em nível semântico demonstra, dentre outros aspectos, evidência de um gênero da atividade, consciência sobre um agir coletivo, figuras de ação e atorialidade-
Descrição: dc.descriptionTese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work presents the partial results of a field research of qualitative-interpretative nature which aims to investigate the representations of tutors acting in Distance Education in a public higher education institution in Mato Grosso do Sul, Brazil In this perspective, the object of the study is to methodologically comprehend the following movements: a) based upon representations of the acting, understand the context of action of the distance education tutor, searching for evidence of the emergence/existence of an activity genre; b) seek for indications of the perception that the tutor has both of the work in Distance Education and of the role of the Distance Education tutor; c) identify action figures and rates of representation of the activity genre and of actoriality in the acting The study is grounded on the theoretical-methodological framework of Sociodiscursive Interactionism (SDI) Bronckart (28, 29a) and on its theoretical-methodological model of discourse analysis Bronckart and Machado (24), Machado and Bronckart (25, 29), Bulea (21), Bulea and Bronckart (217), as well as on the contributions of Clot (21), Faïta (24), Amigues (24), Saujat (24) The results of the study, especially stemming from analyses on the semantic level, demonstrate, among other aspects, evidence of an activity genre, awareness of a collective acting, action figures and actoriality-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationDoutorado-
Relação: dc.relationEstudos da Linguagem-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectInteracionismo sociodiscursivo-
Palavras-chave: dc.subjectPreceptores-
Palavras-chave: dc.subjectFiguras de ação-
Palavras-chave: dc.subjectAtorialidade-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectSocio-discursive interactionism-
Palavras-chave: dc.subjectTutors and tutoring-
Palavras-chave: dc.subjectAction figures-
Palavras-chave: dc.subjectActoriality-
Título: dc.titleAtorialidade nas representações do agir de tutores na educação a distância : um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.