Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fujisawa, Dirce Shizuko [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva Junior, Rubens Alexandre da | - |
Autor(es): dc.contributor | Ries, Lilian Gerdi Kittel | - |
Autor(es): dc.creator | Vitor, Leonardo George Victorio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:01:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:01:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13814 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978977 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A criança com paralisia cerebral apresenta comprometimento das reações de equilíbrio em função das manifestações clínicas Objetivo: verificar o comprometimento do controle postural em crianças com paralisia cerebral Métodos: 64 crianças foram avaliadas e divididas em quatro grupos G1: cinco e seis, G2: sete e oito, G3: nove e dez anos com desenvolvimento típico e G4: cinco a 12 anos com paralisia cerebral O controle postural foi avaliado por meio da Escala de Equilíbrio Pediátrica, Teste de Alcance e Plataforma de Força Resultados: O déficit no controle postural foi identificado no G4, na escala de equilíbrio pediátrica o G4 obteve 52 pontos, quando comparadas as crianças do G2 (55,5) e G3 (56), com diferença significante; no teste de alcance anterior G4 (19 cm) e G2 (25,5 cm) foram diferentes significantemente; sobre a plataforma de força, na postura bipodal, a área do centro de pressão do G2 (1,62 cm²) e G3 (1,36 cm²) foram menores que do G4 (4,24 cm²) significantemente Conclusão: A criança com paralisia cerebral tem prejuízo no controle postural, na realização de atividades funcionais, mobilidade e área do centro de pressão, e seu desempenho aproximou-se das crianças com desenvolvimento típico na faixa etária entre cinco e seis6 anos | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciências da Reabilitação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Children with cerebral palsy have impaired balance reactions depending on the clinical manifestations Objective: To ascertain the involvement of postural control in children with cerebral palsy Methods: 64 children were evaluated and divided into four groups G1: five and six, G2: seven and eight, G3: nine and ten years with typical development and G4: five to 12 years with cerebral palsy Postural control was assessed using the Pediatric Balance Scale, Scope and Test Platform for Force Results: The deficit in postural control was identified in G4, the balance scale pediatric G4 got 52 points compared children in G2 (555) and G3 (56), with a significant difference: in reach test previous G4 range (19 cm) and G2 (255 cm) were significantly different, on the force platform, the bipedal posture, the area of center of pressure of G2 (162 cm ²) and G3 (136 cm ²) were lower that the G4 (424 cm ²) significantly Conclusion: Children with cerebral palsy have impaired postural control, in performing functional activities, mobility and area of center of pressure, and its performance approached the typically developing children aged between five and six years | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciências da Reabilitação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências da Saúde | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paralisia cerebral nas crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equilíbrio (Fisiologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Postura humana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capacidade motora nas crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cerebral palsied children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equilibrium (Physiology) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Body mechanics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children | - |
Título: dc.title | Controle postural de crianças com paralisia cerebral e desenvolvimento típico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: