Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Marcelo Alves de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Iachel, Gustavo | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Osmar Henrique Moura da | - |
Autor(es): dc.creator | Tavares, Celso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:01:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:01:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13666 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978955 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O trabalho propõe um modelo que designamos de Ensino Otimizado e trata-se de uma proposta para apresentar, discutir e avaliar conceitos no ensino de física, utilizando celulares, projetor multimídia e aparelho conectado ao projetor que transfere as imagens para uma tela sem utilização de cabos O modelo foi aplicado a uma turma de alunos em uma escola estadual de Cascavel-Pr Utilizamos a ferramenta formulários do Google aplicados a estudantes que dou aulas em Cascavel, com objetivo de auxiliar e otimizar o trabalho do professor quanto a análise dos dados relativos ao desempenho coletivo e individual, assim como também para identificar quais conceitos que necessitam de uma revisão Um gráfico das respostas é gerado automaticamente após o envio de cada relatório e projetado na tela em tempo real, favorecendo o debate e uma possível desconstrução e/ou fixação desses conceitos Os dados alimentam uma planilha, que de forma autônoma faz a correção e uma análise dos dados, apresentando de modo prático e automatizado as respostas Podemos também atribuir valores para as questões e a nota individual será disponibilizada na mesma tabela Na ocasião desta pesquisa, foi aplicado um mesmo formulário que em dois momentos, com uma diferença de 28 dias Na segunda aplicação, o formulário foi aplicado sem aviso prévio, buscando uma maneira de verificar a aprendizagem pelos estudantes Foi utilizado, para isso, um aparelho celular com acesso à internet, uma Apple TV, e um projetor multimídia, para realização de todo o processo | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study shows a model that we call OPTIMIZED TEACHING and is about to introduce , to discuss and to evaluate the concepts of the teaching of Phisics, using cell phones, midia projectors and a wireless device that broadcasts the contents of the class to a screen This study has been applied to a state school in the city of Cascavel PR It was used the Google forms, aiming to help and to optimize the teacher´s work , regarding to the analysis of the data related to the collective and individual performances, and also to identify which concepts need to be reviewed A chart with the answers is generated in the screen in real time, proposing a debate and a possible deconstruction and/or a settling of these concepts This data feed a spreadsheet that in an automatic manner corrects and analyzes of them It can also be given some values to the questions of the forms used, generating then a individual grade in the same spreadsheet When this survey was taken, it was used the same forms twice, with a 28 days of difference to the first application In the second time it was used, the students were not told in advance, so, they didn’t know about it, this was happened on purpose to see if the development was satisfactory For that, it was used a cell phone, an Apple Tv and a midia projector | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Física | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física (Ensino fundamental) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | O ensino otimizado : uma proposta para o ensino de Física na educação básica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: