Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Moisés Alves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima de | - |
Autor(es): dc.contributor | Verástegui, Rosa de Lourdes Aguilar | - |
Autor(es): dc.contributor | Rezadorri, Cristiane Beatriz Dal Bosco | - |
Autor(es): dc.contributor | Paiva, Jair Miranda de | - |
Autor(es): dc.creator | Polizel, Alexandre Luiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:01:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:01:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18459 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978928 | - |
Descrição: dc.description | Esta investigação motiva-se a traçar analíticas acerca da contemporaneidade, dos modos de pensar, das psicopolíticas e dinâmicas culturais nesta temporalidade-racionalidade vigente. Desta perspectiva, compreende-se que as linhas de força e os modos de subjetivação que atravessam o pensar contemporâneo e as educações podem ser diagnosticadas a partir dos sintomas que se manifestam no presente e suas discursividades. Para tal, invisto o olhar para o programa Escola sem Partido (ao sítio eletrônico e aos projetos de lei lançados, na tentativa de instaurar-se como políticas públicas-formativas). Mobilizo-me a acompanhá-lo pelo questionamento: Que relações psico-políticas e educacionais têm proliferado as (in)sensibilidades no tempo presente? Questão que me movimenta a trilhar os caminhos cruzados e a apresentar suas analíticas e seus percursos. Metodologicamente, acompanho o movimento a partir da óptica do diagnóstico do presente, sob ressonâncias Foucaultianas e Nietzscheanas, bem como das psicanálises e esquizoanálises. Busco tratar as tessituras deste estudo enquanto o traçar analíticas de um sintoma do presente, que expressa os modos de subjetivação, discursividades e instaurações no presente. Percebo nesta investigação a sintomatologia de um tempo que se faz na conversão das coisas em propriedade, na fratura da gramática do comum e na noção de coletividade, na elaboração de dispositivos totêmicos, na linguagem atravessada pela negação, conspiração e no esvaziamento de modos de veridicção afirmativos, e na mobilização dos afetos do medo e do ódio enquanto estruturantes das relações. Organizo e estruturo esta investigação-narrativa-textualidade em três eixos-movimentos: Parte I – Polindo lentes, movimentando-se no espaço-tempo e o EsP no divã, em que busco situar a composição teórica-analítica do olhar; Parte II – Diagnosticando psico-políticas educacionais: bases do programa Escola sem Partido, em que apresento diagnoses das linhas de força que constituem as bases do programa EsP e suas operacionalizações; Parte III – Fendas que nós olhamos e que nos olham de volta, em que apresento considerações sobre a tese. Finalizo-o com um manifesto aos currículos não fascistas e na apresentação de personagens do contemporâneo com os quais devemos estar atentos para não adoecer. | - |
Descrição: dc.description | This investigation is motivated to outline analytics about contemporaneity, ways of thinking, psychopolitics and cultural dynamics in this current temporality-rationality. From this perspective, it is understood that the lines of force and the modes of subjectivation that cross contemporary thinking and education can be diagnosed from the symptoms that manifest themselves in the present and their discursivities. To this end, I look at the Escola sem Partido program (the website and the bills launched, in an attempt to establish themselves as public-training policies). I mobilize myself to accompany you by questioning: What psycho-political and educational relations have proliferated (in)sensitivities in the present time? A question that moves me to tread the crossed paths and to present their analytics and their paths. Methodologically, I follow the movement from the perspective of the diagnosis of the present, under Foucaultian and Nietzschean resonances, as well as psychoanalyses and schizoanalyses. I seek to treat the textures of this study as the analytical tracing of a symptom of the present, which expresses the modes of subjectivation, discursivities and establishments in the present. I perceive in this investigation the symptomatology of a time that is made in the conversion of things into property, in the fracture of the grammar of the common and in the notion of collectivity, in the elaboration of totemic devices, in the language crossed by denial, conspiracy and in the emptying of modes of veridiction affirmative actions, and in the mobilization of the affects of fear and hatred as structuring relationships. I organize and structure this investigation-narrative-textuality in three axes-movement: Part I – Polishing lenses, moving in space-time and EspP on the couch, in which I seek to situate the theoretical-analytical composition of the look; Part II – Diagnosing educational psycho-politics: bases of the Escola sem Partido program, in which I present diagnoses of the lines of force that constitute the bases of the ESP program and its operations; Part III – Cracks that we look at and that look back at us, in which I present considerations about the thesis. I end it with a manifesto for non-fascist curricula and the presentation of contemporary characters with whom we must be careful not to get sick. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CCE - Departamento de Matemática | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contemporaneidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diagnóstico do presente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola sem partido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento-pedagogias contemporâneas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço e tempo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade atual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ódio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contemporaneity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diagnosis of the present | - |
Palavras-chave: dc.subject | School without party | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contemporary thought-pedagogies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philosophy - Pedagogy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Space and time | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational policies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Current society | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fear | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hate | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curricula - Education | - |
Título: dc.title | Críticas e clínicas das culturas : educação, pensamento contemporâneo e o sintoma escola sem partido | - |
Título: dc.title | Criticism and clinics of cultures : education, contemporary thought and the symptom school without a party | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: