Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ronque, Enio Ricardo Vaz | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Danilo Rodrigue Pereira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Cossio-Bolaños, Marco | - |
Autor(es): dc.creator | Freitas, Mileny Caroline Menezes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:01:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:01:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17585 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978911 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo do presente estudo foi analisar o tracking do tempo de tela (TT) e sua associação com a função cognitiva em adolescentes escolares da rede pública de ensino do município de Londrina-PR. O presente estudo se refere à segunda fase (follow-up) de um estudo longitudinal de base escolar, para o qual foram elegíveis os indivíduos que possuíssem dados completos na primeira fase (baseline), totalizando uma amostra de 394 escolares. Em ambas as fases foram coletadas informações sociodemográficas (escolaridade da mãe e idade), TT (questionário), atividade física (acelerometria), aptidão cardiorrespiratória (Shutlle-run). No follow-up foram coletadas as variáveis do controle cognitivo (controle inibitório [Teste de Stroop] e memória de trabalho [Teste de blocos de Corsi]), BDNF (coleta sanguínea). Generalized Estimating Equations (GEE) foi utilizada para análise do tracking. Análises de regressão linear múltipla com os devidos ajustes, foram realizadas no programa SPSS 25.0, adotando-se P<0,05. Participaram do estudo 153 adolescentes, com média de idade de 14,5 (0,7) anos. Rapazes diminuíram o tempo de assistir TV (26,3% vs. 12,8%; P<0,001), VG (21,9% vs. 15,3%; P<0,001), PC (estudo) (7,9% vs. 4,2%; P<0,001) e PC (lazer) (17,5% vs. 9,6%; P<0,001). As moças, diminuíram, TV (26,8% vs. 14,7%; P<0,001); VG (23,2% vs. 15,8%; P<0,001); PC (estudo) (6,3% vs. 3,2%; P<0,001); PC (lazer) (12,1%; P<0,001). Rapazes aumentaram o tempo de assistir na TV/celular/tablete (TCT) (13,1% vs. 32,7%; P<0,001) e celular (13,3% vs. 25,4%; P<0,001) e moças TCT (15,5% vs. 31,1%; P<0,001) e celular (16,1% vs. 25,6%; P<0,001). Para ambos os sexos, o tempo de TV apresentou moderada estabilidade, rapazes (ß=0,45; P<0,001) e moças (ß=0,55; P<0,001), alta estabilidade no tempo de TCT (ß=0,87; P<0,001) e celular (ß=0,67; P<0,001) para rapazes, bem como, TCT (ß=0,85; P<0,001) e celular (ß=0,69; P<0,001) para as moças. O aumento do ?% de celular associou negativamente com total score (ß=-0,24; r2= 0,06; P= 0,01) e block span (ß=-0,21; r2= 0,06; P= 0,02) (memória de trabalho) e positivamente com resposta congruente (controle inibitório) (ß=0,21; r2= 0,09; P= 0,01). A redução do tempo de TV associou-se positivamente com o tempo de reação (TR) incongruente (controle inibitório) (ß=0,19; r2= 0,12; P= 0,03). A redução do tempo de VG (ß=0,23; r2= 0,17; P= 0,01), PC lazer (ß=-0,19; r2= 0,16; P= 0,03) e PC estudo (ß=0,30; r2= 0,20; P= 0,001) associou-se de forma positiva com BDNF. Conclui-se que, o período dos 11 os 14 anos de idade demonstra um tendencia de estabilidade moderada a alta em decorrência do tipo de dispositivo, ademais, a associação positiva observada na redução do tempo de TV, VG e PC para estudo e lazer com o controle cognitivo, indica que estes TT podem ser um fator de risco à saúde cognitiva em adolescentes, portanto devem ser limitados. | - |
Descrição: dc.description | The objective of the present study was to analyze tracking of screen time (ST) with cognitive control functions during adolescence in public school students in Londrina- PR. The present study refers to the second phase (follow-up) of a school-based longitudinal study, for which the individuals who had complete data in the first phase (baseline) were eligible, totaling a sample of 394 schoolchildren. In both phases, sociodemographic information (mother's education and age), ST (questionnaire), physical activity (accelerometry), and cardiorespiratory fitness (Shutlle-run) were collected. At follow-up cognitive control variables (inhibitory control [Stroop test] and working memory [Corsi block test]), BDNF (blood collection) were collected. Generalized Estimating Equations (GEE) was used for tracking analysis. Multiple linear regression analyses with appropriate adjustments, were performed in SPSS 25.0 program, adopting P<0.05. A total of 153 adolescents participated in the study, with a mean age of 14.5 (0.7) years. Boys decreased the time spent watching TV (26.3% vs. 12.8%; P<0.001), VG (21.9% vs. 15.3%; P<0.001), PC (study) (7.9% vs. 4.2%; P<0.001), and PC (leisure) (17.5% vs. 9.6%; P<0.001). Girls, decreased, TV (26.8% vs. 14.7%; P<0.001); VG (23.2% vs. 15.8%; P<0.001); PC (study) (6.3% vs. 3.2%; P<0.001); PC (leisure) (12.1%; P<0.001). Boys increased time watching on TV/cell phone/tablet (TCT) (13.1% vs. 32.7%; P<0.001) and cell phone (13.3% vs. 25.4%; P<0.001) and girls TCT (15.5% vs. 31.1%; P<0.001) and cell phone (16.1% vs. 25.6%; P<0.001). For both sexes, TV time showed moderate stability, boys (ß=0.45; P<0.001) and girls (ß=0.55; P<0.001), high stability in TCT time (ß=0, 87; P<0.001) and cell phone (ß=0.67; P<0.001) for boys, as well as TCT (ß=0.85; P<0.001) and cell phone (ß=0.69; P<0.001) for the girls. The increase in cell ?% was negatively associated with total score (ß=-0.24; r2= 0.06; P= 0.01) and block span (ß=-0.21; r2= 0.06; P = 0.02) (working memory) and positively with congruent response (inhibitory control) (ß=0.21; r2= 0.09; P= 0.01). The reduction in VT time was positively associated with incongruous reaction time (RT) (inhibitory control) (ß=0.19; r2= 0.12; P= 0.03). The reduction in VG time (ß=0.23; r2= 0.17; P= 0.01), leisure PC (ß=-0.19; r2= 0.16; P= 0.03) and PC study (ß=0.30; r2= 0.20; P= 0.001) was positively associated with BDNF. It is concluded that the period from 11 to 14 years of age demonstrates a trend of moderate to high stability due to the type of device, in addition, the positive association of the reduction of TV, VG and PC time for study and leisure with control cognitive, indicating that these TT may be a risk factor, therefore they should be limited. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CEFE - Departamento de Educação Física | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tempo de tela | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho cognitivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Função executiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências da Saúde - Educação Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Screen time | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognitive performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Executive function | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescents | - |
Título: dc.title | Tracking do tempo de tela e sua associação com a função cognitiva em adolescentes escolares: um estudo longitudinal de três anos | - |
Título: dc.title | Screen time tracking and its association with cognitive function in adolescent schoolchildren: a three-year longitudinal study | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: