Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Wagner Roberto do [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Andréa Pires | - |
Autor(es): dc.contributor | Lolis, Dione | - |
Autor(es): dc.contributor | Paes, Paulo Cesar Duarte | - |
Autor(es): dc.contributor | Saliba, Maurício Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Eliana Cristina dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:01:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:01:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11092 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978866 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar a relação do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa com a escola, localizando o direito à educação enquanto política integrante à perspectiva da Proteção Integral prevista no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e estruturante do Sistema de Atendimento Socioeducativo no Brasil Tal inquietação surge ao perceber que a educação escolar vem sendo desenvolvido no âmbito das medidas socioeducativas de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade, conforme a previsão legal do Estatuto da Criança e do Adolescente, e nem sempre a ação tem alçando os resultados que se almeja Conhecer a relação dos adolescentes com a escola se faz importante e é um dos elementos que pode colaborar na compreensão deste fenômeno As narrativas dos adolescentes, sujeitos desta pesquisa, apontam que esta é uma relação complexa e paradoxal atravessada por elementos de negação e afirmação Neste sentido, a escola se constitui num espaço institucional que abriga outros lugares que se entrelaçam, caracterizados nesse trabalho como sendo: o lugar do direito, o lugar da resistência e o lugar do re-conhecimento | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Política Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study aims to identify and analyze adolescent's relationship in compliance with socio-educational measures about the school, locating the right to education as an integral policy to the perspective of full protection provided for in the Child and Adolescent (ECA) and structuring the system Socio-service in Brazil Such unease appears to realize that the return to school has been built side by side to the socio-educational measures in opened way, according to the legal provisions of the Statute of Children and Adolescents, the action has not always achieved the expected results Understand the relationship of adolescents with the school is important and is one of the elements that can contribute to the understanding of this phenomenon The narratives of adolescents, subjects in this study, indicate that this is a complex and paradoxical relationship crossed by elements of denial and affirmation In this sense, the school is an institutional space that houses elsewhere that intertwine, characterized this in work as: the place of law, the place of resistance and the place of the re-knowledge | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Serviço Social e Política Social | - |
Relação: dc.relation | Centro de Estudos Sociais Aplicados | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço social com adolescentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medidas socioeducativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito à educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Right to education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Schools - Organization and administration | - |
Título: dc.title | O lugar da escola para os adolescentes que cumprem medida socioeducativa em meio aberto : expressões de direitos, de resistências e de re-conhecimentos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: