Tipos de escrita reflexiva de futuros professores de matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Edilaine Regina dos-
Autor(es): dc.contributorSavioli, Angela Marta Pereira das Dores-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Paulo Henrique-
Autor(es): dc.creatorSoares, Natalia Maria da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:01:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:01:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17175-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978846-
Descrição: dc.descriptionA Escrita Reflexiva é um tema que tem se destacado no âmbito da formação de professores por apresentar contribuições para aspectos da docência. O presente trabalho descreve uma pesquisa desenvolvida em torno dessa temática, mais especificamente dos tipos de escrita reflexiva. Realizou-se inicialmente a leitura de todo o material disponível, as escritas reflexivas de dois futuros professores de Matemática de uma Universidade Pública Paranaense, presentes em um instrumento denominado Caderno de aulas com reflexões, produzidas em um bimestre do ano de 2019 no contexto de uma disciplina de Prática e Metodologia do Ensino de Matemática. Após conhecer o material, foram realizadas uma leitura vertical e uma leitura horizontal. Esse estudo foi realizado com o objetivo de analisar a escrita reflexiva de futuros professores de Matemática, identificar tipos de escrita reflexiva presentes no Caderno de aula com reflexões e identificar e analisar que elementos (ações formativas) presentes no Caderno de aula com reflexões possibilitaram tais tipos de escrita reflexiva. De um modo geral, pode-se identificar que os futuros professores relatam em suas escritas reflexivas aprendizados, dúvidas, esclarecimentos, autoquestiomentos, fatos que despertaram seu interesse, experiências de estudo, entre outros. No que diz respeito aos tipos de escritas reflexivas, pautados na caraterização de Rivera (2017), tem-se que foram identificadas escritas Tipo Descrição, Tipo Explicação e Tipo Exploração. Em relação às ações formativas que possibilitaram tais escritas, identificou-se, por exemplo, Tarefa de explicar os procedimentos de resolução das operações aritméticas, Estudo individual ou em grupo, Questionamentos do professor (formador), Apresentações dos colegas, entre outras foram identificadas como possibilitadoras de um ou mais tipos de escrita reflexiva.-
Descrição: dc.descriptionReflective Writing is a topic that has stood out in the context of teacher education for contributing to aspects of teaching. This work describes a study developed around reflective writing, more specifically, types of reflective writing. An analysis of the reflective writings of two prospective mathematics teachers from a public university in Paraná was carried out, collected from an instrument called Caderno de aulas com reflexões (Class notebook with reflections), produced in the first two months of the year 2019 while they attended the school subject Practice and Methodology in Mathematics Teaching. This study aimed to analyse the reflective writing of prospective mathematics teachers, identifying the types of reflective writing found in the Caderno de aulas com reflexões, and identifying and analysing which elements (formative actions) found in the notebooks made those types possible. We verified generally that the prospective teachers register, among other, what they learned, their doubts, clarifications, self-questioning, facts that aroused their interest, study experiences in their reflective writings. Regarding the types of reflective writing, based on Rivera's (2017) typification, the Description Type, Explanation Type, and Exploration Type have been identified. Regarding the formation actions that made such writings possible, the following actions, for example, were identified as enabling one or more types of reflective writing: Task to explain the procedures for solving arithmetic operations, Individual or group study, Teacher educator’s questioning, and Classmates’ presentations.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCCE - Departamento de Matemática-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita reflexiva-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de matemática - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher education-
Palavras-chave: dc.subjectReflective writing-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics teachers - Training of-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Título: dc.titleTipos de escrita reflexiva de futuros professores de matemática-
Título: dc.titleProspective mathematics teachers’ types of reflective writing-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.