Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fatori, Luci Harue [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Soriano, Juan Amadeo Palomino | - |
Autor(es): dc.contributor | Sardinha, Luciana Gastaldi | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Alceu Sergio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:01:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:01:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13606 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978843 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho apresenta algumas atividades com fractais circulares Mostra, primeiramente um questionamento acerca do uso das tecnologias no contexto educacional; o software Geogebra com seus principais comandos e com atividades introdutórias à sua utilização; faz considerações acerca da origem dos fractais, apresentando alguns fractais clássicos e analisa suas dimensões; propõe situações de aprendizagem que podem ser desenvolvidas com alunos no ensino Médio Tem como intenção contribuir para um ensino mais prazeroso e dinâmico da Matemática aliado ao uso das tecnologias, através do Software Geogebra com a proposta de atividades a serem desenvolvidas no contexto da sala de aula Desenvolve-se cada uma das atividades partindo da construção de um fractal circular a qual permite a exploração dos conceitos geométricos A partir da construção são propostos questionamentos que envolvem a utilização de vários conteúdos matemáticos que podem ser introduzidos ou aprofundados no decorrer do desenvolvimento de cada atividade | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work presents some activities with circular fractals It shows, first a question about the use of technology in educational settings, the software Geogebra with its major commands and introductory activities to its use; make considerations about the origin of fractals, fractals featuring some classic looks and its dimensions; proposes learning situations that can be developed with students in Middle school Is intended to contribute to a more enjoyable and dynamic teaching of mathematics combined with the use of technology, through the Software Geogebra with the proposed activities to be developed in the context of the classroom It develops each activity starting with the construction of a fractal loop that allows the exploration of geometric concepts From the construction questions are proposed involving the use of various mathematical contents that can be introduced or further developed in the course of development of each activity | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fractais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fractals | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer-assisted instruction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | Fractais circulares : algumas considerações e atividades | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: