Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marquezine, Maria Cristina [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Meletti, Silvia Márcia Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Shimazaki, Elsa Midori | - |
Autor(es): dc.creator | Freitas, Cristiane de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:01:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:01:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10183 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978832 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo geral da pesquisa foi analisar as atitudes sociais de professores de Educação Física no trato com alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino Com relação a esse desafio, denominado inclusão, é evidente a importância de estudos na área da Educação Física direcionado aos professores que atuam no ensino regular Dentro desta abordagem optou-se pela pesquisa experimental de campo, tendo-se como variáveis investigativas a idade, a formação inicial, a formação continuada e as dimensões ideológicas e operacionais Participaram desta pesquisa 29 professores de Educação Física da rede municipal e estadual de ensino, 6 do sexo masculino e 23 do sexo feminino, com idade entre 3 e 6 anos, divididos em 3 grupos Como instrumento foi utilizada Escala Likert de Atitudes Sociais em Relação à Inclusão (OMOTE, 25) Os resultados das variáveis investigadas mostraram que, independente da formação e da idade, os professores mantêm atitudes desfavoráveis à inclusão, com exceção dos participantes do grupo 2 Em relação às dimensões ideológicas e operacionais, registram-se atitudes desfavoráveis ideologicamente à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas aulas do ensino regular Conclui-se que a proposta da inclusão, vem desafiando os profissionais envolvidos, sendo necessário continuar estudos e debates sobre atitudes de professores de Educação Física que atuam na rede pública de ensino | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The overall goal of the research was to analyze the social attitudes of physical education teachers in dealing with students with special educational needs in mainstream education With respect to this challenge, called inclusion, it is clear the importance of studies in Physical Education directed at teachers working in mainstream education Within this approach we opted for the experimental field research, and investigative variables as age, initial training, continuing education and ideological and operational dimensions The sample was 29 Physical Education teachers from municipal and state schools, 6 males and 23 females, aged between 3 and 6 years, divided into 3 groups As an instrument was used Likert Scale of Social Attitudes Toward Inclusion (OMOTE, 25) The results showed that the variables investigated, regardless of training and age, teachers hold unfavorable attitudes to inclusion, except for participants in group 2 Regarding operational and ideological dimensions, register ideologically unfavorable attitudes to the inclusion of pupils with special educational needs in regular education classes It is concluded that the proposal of inclusion, is challenging the professionals involved, being necessary to continue studies and debates on attitudes of physical education teachers who work in public schools | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão em educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física para deficientes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atitudes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mainstreaming in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical education for handicapped persons | - |
Título: dc.title | Mudança de atitudes sobre inclusão em professores de educação física na rede pública de ensino | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: