
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Soares, Marcos Hirata | - |
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Katya Luciane de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Inácio, Amanda Lays Monteiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Airton Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:01:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:01:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18114 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978827 | - |
| Descrição: dc.description | O presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto do Treino de Controle de Estresse e Treino de Habilidades Sociais nos funcionários de uma indústria farmacêutica antes e após a adaptação do Treino de Controle de Estresse e de Habilidade Sociais. Participaram da pesquisa 17 pessoas, sendo do sexo feminino, com idades variando de 23 e 45 anos, oriundos do setor de licitações do ambiente industrial farmacêutico, situada no interior do Paraná. Foram realizados 6 encontros e utilizados os testes ECI, IHS 2, EVENT e ISSLR antes e após as intervenções. Foram encontradas diferenças significativas pelo teste de médias dependentes não-paramétricas de Wilcoxon. Houveram correlações significativas entres dois dos três fatores da EVENT e correlações positivas entre menor números de crenças irracionais e vulnerabilidade ao estresse. Esses dados sugeriram que um programa de curta duração de apenas seis semanas, focado no Treinamento de Habilidades Sociais e Controle do Estresse, pode ser considerado uma abordagem eficaz e emergencial para prevenir a vulnerabilidade ao estresse em grandes organizações. Considerou-se também, que as mulheres apresentaram prevalência do estresse devido à sobrecarga por assumir múltiplos papéis, resultando em tempo escasso para relaxamento e atividades de lazer. | - |
| Descrição: dc.description | The present study aimed to evaluate the impact of Stress Control Training and Social Skills Training on employees of a pharmaceutical industry before and after the adaptation of Stress Control and Social Skills Training. 17 people participated in the research, being female, aged between 23 and 45 years old, from the bidding sector of the pharmaceutical industrial environment, located in the interior of Paraná. Six meetings were held and the ECI, IHS 2, EVENT and ISSLR tests were used before and after the subjects. Significant differences were found using the Wilcoxon non-parametric dependent means test. There were significant correlations between two of the three EVENT factors and positive correlations between lower irrational affinity numbers and vulnerability to stress. These data suggested that a short-term program of just six weeks, focused on Social Skills Training and Stress Management, can be considered an effective and emergency approach to preventing vulnerability to stress in large organizations. It should also be considered that women had a prevalence of stress due to overload due to the overlapping of multiple roles, resulting in little time for relaxation and leisure activities. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | CCB - Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
| Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia Positiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Treino Cognitivo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estresse no trabalho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Testes Psicológicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Controle de estresse - Treino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Habilidades Sociais - Treino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Psicologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Psicologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Positive Psychology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cognitive Training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Stress at work | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psychological tests | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Stress management - Training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social skills - Training | - |
| Título: dc.title | Treino de controle do estresse e de habilidades sociais: intervenção em contexto industrial | - |
| Título: dc.title | Stress Control and Social Skills Training: Intervention in an Industrial Context | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: