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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Broietti, Fabiele Cristiane Dias [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Arruda, Sergio de Mello | - |
Autor(es): dc.contributor | Stanzani, Enio de Lorena | - |
Autor(es): dc.contributor | Passos, Ângela Meneghello | - |
Autor(es): dc.contributor | Arruda, Sergio de Mello [Coorientador] | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Alex Stéfano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:01:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:01:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8691 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978822 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho apresenta um estudo acerca dos fenômenos da evasão e da permanência em um curso de Licenciatura em Química, norteada pela seguinte questão de pesquisa: Quais são os elementos caracterizadores da evasão e da permanência no curso de Licenciatura em Química da UEL? Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas com evadidos e formados, ingressantes dos anos de 21 a 214 As entrevistas foram transcritas para a formação do corpus, que consistiu no objeto de análise Fez-se uso dos pressupostos metodológicos da Análise de Conteúdo (AC) e de um instrumento analítico denominado Matriz do Estudante M(E), que tornou possível a compreensão dos fenômenos por meio de uma interpretação qualitativa Quando as falas dos sujeitos não apresentavam relação com o sistema didático, foram categorizadas como contexto externo Mediante as análises, constatamos que, para o grupo de evadidos, há majoritariamente falas que abordam um viés epistêmico em relação à aprendizagem dos estudantes, ou seja, os elementos motivadores da evasão estão associados às dificuldades com as disciplinas e/ou conteúdos Quanto aos depoimentos que transcendem aspectos específicos do sistema didático, considerados como contexto externo, destacam-se: distância da família; interesse por outro curso; apoio institucional; estrutura física da instituição; mercado de trabalho Para o grupo dos formados, houve maior incidência de falas relacionadas aos sentidos que os estudantes atribuíam a sua própria aprendizagem, ou seja, falas que remetem a sentimentos, sentidos a respeito do ensino e/ou aprendizagem Os fatores externos mencionados foram: apreço por ensinar; programas institucionais de apoio à formação; perspectiva futura | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present study comprises the evasion and permanence phenomena in Chemistry Bachelor’s Degree Course, which was guided by the following research question: What are the elements that characterize student’s evasion and permanence in Chemistry Bachelor’s Degree Course from UEL? Data were collected from semistructured interviews with evaded and graduated individuals, from 21 to 214 The interviews were transcribed in order to obtain the corpus, which consists of the analysis object It was used methodological assumptions of Content Analysis (CA) and an analytical instrument, called Student Matrix M (E), enabling to understand the investigated phenomena through a qualitative interpretation When the interviewed subjects' statements could not be related to the didactic system, these were classified as “external contexts” Our results indicated that the evaders group mostly addressed an epistemic bias related to their apprenticeship In other words, the elements that motivated their evasion are associated with comprehension difficulties in Chemistry topics/content Regarding the statements that transcend specific aspects of the didactic system, classified as “external contexts”, the following highlighted: distance from their family; interest in another course/subjects; institutional support; the institution physical structure; job market For the graduated group, there was a higher incidence of statements related to senses that students attributed to their own apprenticeship Essentially, their statements were referred to their feelings, senses related to teaching and/or learning In this case, other statements also classified as “external contexts”, were: esteem for teaching; institutional training support programs; future perspective | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry - Study and teaching | - |
Título: dc.title | Permanência e evasão no curso de licenciatura em química : um estudo à luz da matriz do estudante | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
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