Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Joanilho, Mariângela Peccioli Galli [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Galembeck, Paulo de Tarso | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Regina Célia dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Emídio, Camila Lívio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:01:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:01:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14119 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978799 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O final do século XIX, no Brasil, constitui-se como um cenário importante para o domínio dos estudos da linguagem como um todo Esse fato se deve à produção de instrumentos tecnológicos – como gramáticas e dicionários – que construíram um espaço de diferença para o português aqui falado em contraste com o português europeu, tendo como um dos objetivos principais estabelecer uma identidade brasileira e refletir sobre os contornos da língua portuguesa no Brasil A transição do século XIX para o XX é marcada, portanto, no âmbito linguístico, por uma mudança de pensamento que provém de uma elite pensante brasileira e propõe uma reconfiguração do lugar que emana o conhecimento científico e cultural nacional, bem como a visão que se tem sobre aquilo que significa ser brasileiro Neste trabalho destacamos Julio Ribeiro: mineiro, republicano, polemista e amante das letras, que em muito contribuiu para o segundo período de gramatização do português brasileiro e para a formação de uma identidade nacional Nossa proposta de análise são as cartas publicadas em jornal do interior do estado de São Paulo nos anos de 1885, sob o título de Cartas Sertanejas, bem como a sua Grammatica Portugueza (publicada em 1881), em busca de demonstrar de que maneiras dois espaços linguísticos diferentes (o jornal e a gramática) confluem para um mesmo fim Assim, formulamos a hipótese de que essas textualidades trabalham, cada uma a sua maneira, para a materialização dos ideais de ruptura com Portugal e independência brasileira do final do século Para tanto, nossas reflexões se baseiam nas discussões sobre a língua, o sujeito e o Estado, formuladas pelo programa de estudos da História das Ideias Linguísticas, e na Semântica do Acontecimento, que produz um dispositivo analítico pertinente para compreender o funcionamento dos sentidos de nação e ruptura no corpus selecionado | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The late nineteenth century in Brazil constitutes itself as an important scenario for the field of language studies as a whole This is attributable to the production of technological tools - such as grammars and dictionaries - which have built a space of difference for Portuguese language spoken here in contrast to the European Portuguese, having as a major goal to establish a Brazilian identity and reflect on the contours of the language in Brazil The transition from the nineteenth to the twentieth century is characterized, in the linguistic context, by a change of mind that stems from a Brazilian thinking elite who proposes a reconfiguration of place that emanates the national scientific and cultural knowledge, as well as the vision on what it means to be Brazilian In this study we highlight Júlio Ribeiro: mineiro, Republican, polemicist and art lover, which greatly contributed to the second period of Brazilian Portuguese grammatisation and the formation of an imaginary of national identity Our proposal of analysis are the letters published in a newspaper in the state of São Paulo in 1885, Cartas Sertanejas, as well as his Grammatica Portugueza (published in 1881), seeking to demonstrate ways that two different language areas (the newspaper and grammar) converge to the same intention Thus, We formulate the hypothesis that these textualities work, each in their own way, for the materialization of the ideals of independence and rupture with Portugal and Brazil at the end of the century Therefore, our reflections are based on discussions about language, subject and State, formulated by the History of Linguistics Ideas study program, and the ‘Semântica do acontecimento’, which produces a pertinent analytical device to understand the functioning of the senses of nation and rupture in the corpus selected | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | 1881-1885 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gramática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semântica histórica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grammar | - |
Título: dc.title | Júlio Ribeiro e a fundação de um espaço de escrita nacional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: