Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Tuma, Magda Madalena | - |
Autor(es): dc.contributor | Caimi, Flávia Eloisa | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Claudinea Angélica dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:01:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:01:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14261 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978796 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A tecnologia na sociedade contemporânea extrapola os limites de seu uso nos processos educativos, mas não há como ser indiferente ao fato de que vivemos num contexto no qual tempo e espaço modificam se frente à velocidade com a qual produzimos e transmitimos informações Esta pesquisa teve como objetivo identificar, analisar e construir uma narrativa histórica sobre as Práticas educacionais mediadas por recursos tecnológicos na Universidade Estadual de Londrina no período de 1978 a 1988 O estudo foi realizado a partir de uma abordagem qualitativa, tendo por fontes: documentos, reportagem de jornais e memórias das pessoas que participaram das ações compreendidas no período estudado Entre os documentos encontram-se as atas das reuniões dos Órgãos Superiores da universidade, tais como o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão; atas do Conselho Universitário e o acervo da SAUEL Priorizaram-se como referenciais teóricos autores que investigam a educação à distância como modalidade de ensino como Holmberg; Moore; Cropley e Kahl; Rebel; Perriault; Malcom Tigth e Peters, em âmbito internacional e Belloni; Litto; Formiga; Neves; Alves; dentre outros Conclui-se que na UEL, no período investigado, dois programas se destacam como importantes ações quanto ao uso de recursos tecnológicos vinculados à prática educacional: PADES – Programa de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Superior e PIUTEC - Programa de Integração Universitária e Teleducação Capricórnio, ambos voltados para a formação de professores | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Technology in contemporary society goes beyond the limits of its use in educational processes, but there is no way of being indifferent to the fact that we live in a context where time and space have changed facing the speed with which we produce and broadcast information This research aimed at identifying, analyzing and building a historical narrative about the educational practices mediated by technological resources at the Universidade Estadual de Londrina in the period from 1978 to 1988 The study resulted from a qualitative approach, having as its sources: documents, newspaper reports and memories of people who took part in the actions included in the studied period Among the documents are the minutes from the meetings of the governing bodies of the University, such as the Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão; the minutes from the Conselho Universitário and the collection from the SAUEL The authors that investigate Distance Education as a modality of teaching such as Holmberg; Moore; Cropley and Kahl; Rebel; Perriault; Malcolm Tigth and Peters in an international level, and Belloni; Litto; Formiga; Neves; Alvez; among others were prioritized as theoretical referential We concluded that in the UEL during the investigated period, two programs stand out as important actions regarding the use of technological resources linked to educational practice: the PADES - Program of support and Development of Higher Education and the PIUTEC - Program of University Integration and Tele Education Capricorn, both for the training of teachers | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Londrina (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
Título: dc.title | Programas educacionais de teleducação : o PADES e o PIUTEC na Universidade Estadual de Londrina (1978-1988) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: