Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Albuquerque, Ana Cristina de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Lunardelli, Rosane Suely Álvares | - |
Autor(es): dc.contributor | Boni, Paulo César | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Andréa do Prado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:01:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:01:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14770 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978767 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O papel da fotografia tem sido constantemente ampliado para além do álbum de família, permeando também a comprovação de fatos, eventos cotidianos e históricos O volume crescente também implica em guarda, recuperação e uso enquanto documento imagético Ferramentas tem sido desenvolvidas e utilizadas, muitas vezes guiadas por protocolos propostos para a guarda de documentos escrito Analisar a transcodificação destes materiais é instigante, principalmente por ser um recurso informacional construído de múltiplas possibilidades de leitura Este trabalho buscou questionar como se dá o processo da transcodificação do documento fotográfico na organização do conhecimento, em especial na classificação arquivística Ressalta-se que é de extrema importância o olhar do profissional da informação durante o processo classificatório dos documentos fotográficos para entendê-lo na sua amplitude com a maior exatidão possível e assim prover a conversão das imagens para a linguagem dos sistemas de organização do conhecimento, dando ao usuário final subsídios para uma busca efetiva e eficiente Como objetivo principal este trabalho buscou estudar o processo da transcodificação para a classificação do documento fotográfico, assim como verificar o processo, elencar os elementos para a classificação arquivística e categorizar os elementos a luz da análise de conteúdo, metodologia adotada como metodologia de investigação O estudo proporcionou uma visão sistêmica do processo de classificação da imagem enquanto documento e a importância da proveniência e da diplomática para obter uma recuperação adequada dos documentos fotográficos Observo-se também que o usuário final da imagem não tem suas preocupações voltadas para a origem quando o contexto da imagem não faz parte do seu cotidiano ou interesse Este estudo, por fim, pretende contribuir com as inserções sobre o documento fotográfico e sua classificação no âmbito de instituições informacionais no rito de classificação dos documentos imagéticos | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The role of photography has been constantly expanded beyond the family album, also permeating the proof of facts, everyday and historical events The growing volume also implies to save, to recovery and to use as imagery documentTools have been developed and used, often guided by proposed protocols for the care of written documents Analyze the transcoding of these materials is exciting, especially to be an information resource built from multiple playback possibilities This study aimed to question how is the process of photographic document transcoding in the organization of knowledge, especially in archival rating Points out that it is extremely important to eye professional information during the classification process of photographic documents to understand it in its breadth as accurately as possible and thus provide the conversion of images into the language of the organization systems of knowledge, giving the end-user subsidies for effective and efficient search The main objective of this paper was studied the transcoding process for the classification of the photographic document and verify the process, list the elements for archival sorting and categorizing the elements through of the content analysis methodology as a research methodology The study provided a systemic view of the image classification process as document and the importance of provenance and diplomatic for a proper recovery of photographic documents It was also noticed that the end user image has its concerns facing the source image when the context is not part of their daily lives or interest This study ultimately aims to contribute to the inserts on the photographic document and its classification under informational institutions in the classification rite of imagistic documents | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciência da Informação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informação arquivística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação do conhecimento (Teoria da informação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquivologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Photographs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representation of knowledge (Information theory) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filing systems | - |
Título: dc.title | O documento fotográfico na organização do conhecimento : o processo de transcodificação na classificação arquivística | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: