Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cirino, Marcelo Maia [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Broietti, Fabiele Cristiane Dias | - |
Autor(es): dc.contributor | Rezzadori, Cristiane Beatriz Dal Bosco | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Willian Wesley Ribeiro dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:01:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:01:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9418 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978759 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: As tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, seja no trabalho, como no momento de lazer, o que nos faz questionar se incluir esses recursos nas instituições escolares poderiam trazer benefícios ou não? Desta forma esta pesquisa buscou investigar e interpretar as percepções de um grupo de professores de Química de Rondônia, formados por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas locais, acerca das TIC em suas práticas pedagógicas A pesquisa foi realizada por meio de metodologia qualitativa, em dois momentos distintos Na primeira parte foi aplicado um questionário com 16 questões fechadas para os 6 docentes que eram egressos de um curso de Licenciatura em Química de uma IES de Rondônia Os questionários foram disponibilizados por meio da plataforma Google Forms e os dados obtidos serviram como base para a formulação do roteiro de perguntas, incluídas nas entrevistas que ocorreram de forma semiestruturadas e que fizeram parte da segunda coleta de dados e foram aplicadas aos 6 docentes que já tinham participado da primeira etapa Diante da diversidade de percepções apresentadas pelos docentes, buscamos categorizá-las utilizando a metodologia baseada na Análise Textual Discursiva (ATD) Essas percepções se enquadraram em 4 eixos: a) formação inicial para o uso das TIC, b) dificuldades enfrentadas quando se usam as TIC na prática docente, c) a pouca efetividade do método tradicional de ensino contemporâneo (baseado em aulas expositivas e desconectadas da realidade dos estudantes) e d) medidas para romper a insegurança de alguns docentes em relação às TIC Na discussão dos resultados ficou evidenciada a falta de oportunização em experiências utilizando as TIC na formação inicial e a crença na baixa efetividade da metodologia tradicional de ensino, uma vez que a atual geração de alunos, apresenta dificuldades em aprender quando o professor utiliza apenas o livro didático e a lousa Podendo concluir que ainda durante a formação inicial é importante que seja oportunizado o máximo de experiências utilizando TIC para aumentar a probabilidade de formar novos docentes adeptos ao uso das tecnologias, em relação as escolas não basta ter os recursos para que o ocorra a inclusão das TIC, é preciso também ter professores e currículos preparados para esse tipo de atividade | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Technologies are increasingly present in people's daily lives, whether at work or at leisure, which makes us question whether including these resources in school institutions could bring benefits or not? Thus this research sought to investigate and interpret the perceptions of a group of teachers of chemistry of Rondônia, formed by local public higher education institutions (HEIs), about ICT in their pedagogical practices The research was conducted by qualitative methodology, in two different moments In the first part a questionnaire with 16 closed questions was applied to the 6 teachers who were graduates of a Degree in Chemistry course from a HEI in Rondônia The questionnaires were made available through the Google Forms platform and the data obtained served as a basis for the formulation of the question script, included in the semi-structured interviews that were part of the second data collection and were applied to the 6 teachers who were already had participated in the first stage Given the diversity of perceptions presented by teachers, we seek to categorize them using the methodology based on Discursive Textual Analysis (ATD) These perceptions fit into four axes: a) initial training for the use of ICT, b) difficulties faced when using ICT in teaching practice, c) the little effectiveness of the traditional method of contemporary teaching (based on lectures and disconnected from reality of students) and d) measures to break the insecurity of some teachers regarding ICT In the discussion of the results it was evidenced the lack of opportunization in experiences using ICT in the initial formation and the belief in the low effectiveness of the traditional teaching methodology, since the present generation of students presents difficulties to learn when the teacher uses only the book didactic and the blackboard It can be concluded that even during initial training it is important to have the maximum experience using ICTs to increase the likelihood of training new teachers adept at the use of technologies, in relation to schools it is not enough to have the resources to include ICTs , you also need to have teachers and curricula prepared for this type of activity | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Química | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação e comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information and communication technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teachers | - |
Título: dc.title | Da formação inicial à prática docente : percepções de um grupo de professores de Rondônia sobre a utilização das TIC no ensino de química | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: