Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Molina, Ana Heloísa [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Carlos Augusto Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Cunha, Maria de Fátima da | - |
Autor(es): dc.creator | Szlachta Junior, Arnaldo Martin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:00:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:00:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14888 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978743 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A utilização da imagem em sala de aula é um dos temas mais relevantes das últimas décadas nas produções acadêmicas Acompanhando essa tendência, propomos essa pesquisa que visa trabalhar com os alunos a criação de narrativas escolares através do uso de documentos imagéticos do pintor brasileiro José Ferraz de Almeida Junior, produzidas no final do século XIX, como fonte ao aluno e proporcionar um debate nesse recorte temporal que é circunscrito pela construção de uma identidade nacional no final do Segundo Reinado e no início da República, que são acontecimentos contemporâneos ao nosso pintor Buscamos fomentar um debate sobre as concepções de temporalidade e as transições desse momento que mudavam os aspectos cotidianos através dos discursos da modernidade e da civilização que transformava o campo na cidade Para tanto, escolhemos nos orientar por dados qualitativos através da metodologia de grupos focais, gerando análises, tanto das narrativas escolares quanto das apresentações e discussões no ambiente escolar Os grupos focais e as análises dessa pesquisa foram feitas pelos alunos do final dos ciclos da oitava série fundamental e terceira série do ensino médio da educação básica numa escola religiosa dirigida pelas Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena na cidade de Faxinal no interior do Paraná | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The use of the image in the classroom is one of the most important issues of recent decades in academic productions Following this trend, we propose that this research aims to work with students to create narratives school through the use of pictorial documents of the Brazilian painter José Ferraz de Almeida Junior, produced in the late nineteenth century, as the source and provide the student with a debate that cut time which is circumscribed by the construction of a national identity at the end of the Second Empire and early Republic of Brazil, which are contemporary events to our painter We seek to foster a debate on the concepts of temporality and the transitions that moment that changed the everyday aspects through the discourses of modernity and civilization that transformed the field in the city To this end, we choose to be guided by qualitative data through focus group methodology, generating analyzes, both school and the narratives of the presentations and discussions in the school environment The focus groups and analysis of this research were made by students of the late cycles of eighth grade third grade of elementary and high school basic education in a religious school run by Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena in the city of Faxinal, inside of country Paraná | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | História Social | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte e história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prosa escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | History | - |
Título: dc.title | As narrativas escolares dos alunos do Colégio São Domingos Faxinal PR da obra de José Ferraz de Almeida Junior (1850-1899) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: