Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Marcos Rodrigues da [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Liston, Gelson | - |
Autor(es): dc.contributor | Plastino, Caetano Ernesto | - |
Autor(es): dc.creator | Castilho, Daiane Camila | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:00:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:00:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10095 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978714 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A questão acerca da aceitação de teorias científicas é um dos problemas centrais do debate entre realismo e antirrealismo científico A proposta deste trabalho é, em um primeiro momento, apresentar e analisar a estrutura do argumento realista da inferência da melhor explicação Em um segundo momento apresentaremos algumas críticas ao argumento da inferência da melhor explicação, como o argumento da indução pessimista, o problema da subdeterminação e o argumento do conjunto defeituoso Ainda nesse capítulo apresentaremos o problema das alternativas não concebidas, apontado recentemente por Kyle Stanford como uma nova abordagem crítica antirrealista em relação ao argumento da inferência da melhor explicação No último capítulo apresentaremos um exemplo da história da biologia, a teoria da pangênese de Darwin, que servirá para ilustrar o problema das alternativas não concebidas, permitindo uma melhor compreensão da crítica antirrealista de Kyle Stanford | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The issue about the acceptance of scientific theories is one of the central problems of the debate between scientific realism and anti-realism The purpose of this work is, at first, to present and analyze the structure of the realist argument called inference to the best explanation In a second step, we present some criticisms of the inference to the best explanation argument, such as the argument of the pessimistic induction, the problem of underdetermination and the argument from the bad lot Also in this chapter, we present the problem of unconceived alternatives, recently appointed by Kyle Stanford, as a new anti-realist critical approach towards the inference to the best explanation argument In the last chapter, we present an example of the history of biology, Darwin’s theory of pangenesis, which will serve to illustrate the problem of unconceived alternatives, allowing a better understanding of the anti-realist critique of Kyle Stanford | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Filosofia | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inferência (Lógica) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inferência à melhor explicação (Filosofia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empirismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realismo científico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inference (Logic) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empiricism | - |
Título: dc.title | O argumento da inferência da melhor explicação e o problema das alternativas não concebidas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: