Áreas de figuras planas : alguns recortes históricos e uma proposta de atividade para o ensino médio utilizando conceitos do cálculo integral

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorPereira, Patrícia Sândalo-
Autor(es): dc.contributorPires, Magna Natalia Marin-
Autor(es): dc.creatorSilva, Reginaldo Aparecido Alves da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T13:00:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T13:00:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9095-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978712-
Descrição: dc.descriptionResumo: Neste trabalho apresentamos a temática do cálculo de áreas de figuras planas, com o auxílo da História da Matemática, com alguns recortes históricos e cronológicos sobre esse tema Além disso, apresentamos uma proposta de atividade para o Ensino Médio, para o qual buscamos inspiração nas ideias iniciais do Cálculo Integral Entendemos que a utilização da História da Matemática na sala de aula permite reconstruir conceitos, enaltecendo os esforços contínuos daqueles que se dedicaram ao desenvolvimento da Matemática e possibilitando aos estudantes a valorização das práticas sociais que permitiram a descoberta de vários conceitos da Matemática A metodologia geral para o desenvolvimento do trabalho foi a pesquisa bibliográfica Para a realização da atividade para o Ensino Médio, fizemos uso da metodologia da Resolução de Problemas e contamos com o auxílio do recurso do software Geogebra, por ser um software gratuito O cálculo de área de regiões curvas abordou conceitos intuitivos do Cálculo Integral, permitindo uma aproximação da Educação Superior com a Educação Básica A contextualização deu-se a partir da geografia local, pois foi escolhido o contorno do Lago Igapó em Londrina como região de figura plana a ser tratada A atividade não foi diretamente aplicada na sala de aula por causa das questões da pandemia que nos acometeu, todavia, espera-se que essa atividade proposta seja uma ferramenta instigante tanto para professores como para estudantes do Ensino Médio-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In this work we present some studies on calculating areas of plane figures, with the help of the History of Mathematics, with some historical and chronological fragments on this theme In addition, we present an activity proposal for High School for which we seek inspiration in the initial ideas of Integral Calculus We understand that the use of the History of Mathematics in the classroom allows for a reconstruction of concepts, praising the continuous efforts of those who dedicated themselves to the development of Mathematics and enabling students to appreciate the social practices that allowed the discovery of various Mathematics concepts The general methodology for the development of the work was the bibliographical researchTo carry out the activity for High School, we used the Problem Solving methodology and had the help of the Geogebra software resource, as it is free software The calculation of the area of curved regions approached intuitive concepts of Integral Calculus, allowing for an approximation between Higher Education and Basic Education The contextualization was based on the local geography, as the contour of Lago Igapó in Londrina was chosen as the plane figure region to be treated The activity was not directly applied in the classroom because of the issues of the pandemic that affected us, however, it is expected that this proposed activity will be an exciting tool for both teachers and high school students-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado Profissional-
Relação: dc.relationMatemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectÁrea de figuras planas-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectCálculo integral-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectArea of plane figures-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectCalculus, Integral-
Palavras-chave: dc.subjectHistory-
Título: dc.titleÁreas de figuras planas : alguns recortes históricos e uma proposta de atividade para o ensino médio utilizando conceitos do cálculo integral-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.