Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Arruda, Gilmar [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Borges, Maria Celma | - |
Autor(es): dc.contributor | Rolim, Rivail Carvalho | - |
Autor(es): dc.creator | Constante, Darcio Cesar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:00:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:00:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16210 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978704 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem por objetivo o estudo do processo de incorporação do discurso ecológico pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), através principalmente da análise dos Cadernos de Formação produzidos pelo Movimento desde 1984, ano de sua fundação Por ser o MST um movimento social de amplitude nacional, os Cadernos de Formação se tornaram uma das importantes ferramentas para dispersão de informação, de demanda e de construção de ideais dentro do Movimento Desde sua fundação, a luta do MST é por acesso à terra No entanto, a maneira de olhar para a terra, justificar sua necessidade e produzir nela, foram sofrendo alterações no decorrer dos anos, até que em 2, no seu IV Congresso Nacional, o MST assumiu a Agroecologia como bandeira de luta política Este trabalho analisa as relações que o MST teve com o contexto histórico da Revolução Ambientalista e apresenta evidências de como estas relações podem ter influenciado na construção do discurso ecológico do Movimento | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work proposal is to study the process of incorporation of ecological discourse by the Landless Workers' Movement (MST), mainly through the analysis of the Cadernos de Formação produced by the Movement since 1984, the year of its foundation As the MST is a social movement of national scope, Cadernos de Formação has become one of the important tools to share information, demand and building ideals within the Movement Since its foundation, MST struggles for access to land However, the way of looking at the land, justifying its necessity and producing in it, has undergone changes over the years, until in 2, at MST IV National Congress, when the Movement assumed Agroecology as a point of political struggle This work analyzes the relations that the MST had with the historical context of the Environmentalist Revolution and presents evidences of how these relationships may have influenced in the construction of the Movement 's ecological discourse | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | História Social | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | História social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambientalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agricultura alternativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social history | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmentalism | - |
Título: dc.title | A construção do discurso ecológico do MST nos Cadernos de Formação (1984-2000) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: