Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonzáles, Alberto Durán | - |
Autor(es): dc.contributor | Brito, Valéria Cristina de Albuquerque | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Josiane Vivian Camargo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Marino, Marilia Josefina | - |
Autor(es): dc.contributor | Baduy, Rossana Staevie | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Paulo Cesar de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:00:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:00:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18133 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978696 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho estuda a possibilidade de, através do método psicodramático,desenvolver práticas interdisciplinares e interprofissionais com dois grupos de residentes que atuam em Unidades Básicas de Saúde da cidade de Londrina e que fazem parte da Residência Multiprofissional de Saúde da Família ofertada pelo Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina. Apresenta a evolução brasileira do sistema do cuidado em saúde desde o início do século XX até chegar ao surgimento das equipes do Núcleo Ampliado da Saúde da Família (NASF). Justifica-se esse trabalho pelo entendimento das diretrizes que criam o NASF de que suas equipes devem ter na interdisciplinaridade a principal força transformadora. Descrevem como se dá a formação de grupos, as principais forças que agem facilitando essa formação. Retrata o Psicodrama e seus ramos como a ciência que estuda e trata esses fenômenos relacionais. Aponta caminhos que ajudam a encontrar formas de se estabelecer grupos com mais disponibilidade para percepção de alteridades, inclusive nos papéis profissionais. O grande desafio do trabalho é dar resposta à necessidade de amparar-se os grupos mesmo depois de construídos como tal. | - |
Descrição: dc.description | This work studies the possibility of, through the psychodramatic method, developing interdisciplinary and interprofessional practices with two groups of residents who work in Basic Health Units in the city of Londrina and who are part of the Multidisciplinary Family Health Residency offered by the Department of Public Health. from the State University of Londrina. It presents the Brazilian evolution of the health care system from the beginning of the 20th century until the emergence of the Expanded Family Health Center (NASF) teams. This work is justified by the understanding of the guidelines that create the NASF that its teams must have interdisciplinarity as the main transformative force. They describe how groups are formed, the main forces that act to facilitate this formation. It portrays Psychodrama and its branches as the science that studies and treats these relational phenomena. It points out paths that help to find ways to establish groups with more availability to perceive otherness, including in professional roles. The great challenge of the work is to respond to the need to support groups even after they are constructed as such. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CCS - Departamento de Saúde Coletiva | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | NASF | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interprofissionalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicodrama | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profissionais da saúde - Práticas interdisciplinares - Método psicodramático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profissionais da saúde - Práticas interprofissionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Núcleo Ampliado da Saúde da Família (NASF) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências da Saúde - Saúde Coletiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências da Saúde - Saúde Coletiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | NASF | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinarity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interprofessionality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychodrama | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relationships | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health professionals - Interdisciplinary practices - Psychodramatic method | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health professionals - Interprofessional practices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Expanded Family Health Centre (NASF) | - |
Título: dc.title | Construindo interdisciplinaridade ou a difícil arte de derrubar muros e construir pontes: uma experiência psicodramática com residentes do núcleo ampliado da saúde da família | - |
Título: dc.title | Building interdisciplinarity or the difficult art of tearing down walls and building bridges: a psychodramatic experience with NASF residents | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: