Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Perfeito, Alba Maria [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Curado, Odilon Helou Fleury | - |
Autor(es): dc.contributor | Gregório, Regina Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Porto, Idelma Maria Nunes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:00:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:00:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10659 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978668 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Tradicionalmente, a despeito de estudos/propostas veiculados desde 198, a refacção ainda tem uma pequena abordagem no estudo de língua portuguesa No entanto, consideramos fulcral, no processo de ensino-aprendizagem, a proposta de solicitar a reescrita dos alunos, após as práticas de leitura e de produção de textos de determinado gênero discursivo Nesse sentido, pensamos vir a análise lingüística contextualizada à prática sócio-pedagógica de leitura, em um primeiro momento Outro momento oportuno seria no processo de refacção textual, objeto do estudo em foco Integram o corpus do trabalho as situações de escrita desenvolvidas na disciplina de Língua Portuguesa, em uma terceira série do ensino fundamental de uma escola pública da região sul de Londrina Discutimos, em processo de diagnóstico e intervenção, as situações de produção discente, os problemas comuns apresentados nos textos, as estratégias de refacção, junto à professora da série e as atividades de reescrita pós-intervenção Tal estudo faz parte de um projeto mais amplo de pesquisa - "Escrita e ensino gramatical: um novo olhar para um velho problema" - realizado pelo Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina, que tem como objetivo diagnosticar e intervir na abordagem do ensino gramatical, em séries do nível fundamental, com pressupostos da Lingüística Aplicada e cunho etnográfico O presente recorte do projeto de pesquisa é uma contribuição para a prática pedagógica com vistas a uma perspectiva interacionista da linguagem no ensino-aprendizagem de língua materna | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Traditionally, despite the studies/proposals that have been carried out since 198, the rewriting process still has a timid approach in the Portuguese language study However, it is important in the Portuguese language teaching-learning process, the proposal to request the rewriting to the students, after the reading and writing practices of texts from some discourse genres Accordingly, it is thought that the linguistic analysis should come integrated to the socio-pedagogical practice of reading Another opportune moment is in the rewriting process, object of the study in focus The corpus is integrated by the writing situations developed in the Portuguese Language discipline, in the third grade of a primary public school in the south of Londrina It was discussed with the teacher, in a diagnosis and intervention process, the situations of students’ writing, common problems presented in the texts, the rewriting strategies, and the rewriting activities post-intervention This study integrates the studies of a Research Project in applied Linguistics - of ethnographic stamp - "Writing and grammatical teaching: a new look at an old problem", developed by Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas at Universidade Estadual de Londrina, that focus Portuguese teacher’s formation through diagnosis and intervention, theoretical-practice reflection and the refinement of the mother tongue teaching-learning process, referring to the linguistic analysis This study, part of a wider research project, is a contribution to the pedagogical practice under an interactionist perspective in the mother tongue teaching-learning | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros textuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise linguística (Linguística) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistic Analysis (Linguistics) | - |
Título: dc.title | Análise lingüística, via refacção textual : no contexto dos gêneros discursivos como eixo de progressão curricular | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: