Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Cláudia Cristina [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Alvarez, Maria Luisa Ortíz | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Otávio Goes de | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Ana Paula Mantovani | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:00:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:00:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16596 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978667 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: As unidades fraseológicas (UFs), estudadas pela Fraseologia, compõem a língua e a identidade de uma comunidade linguística e refletem a visão de mundo desta coletividade (ORTIZ ALVAREZ, 211) Estudos apontam para a implementação dos conteúdos fraseológicos no ensino de línguas materna e estrangeiras/adicionais (MONTEIRO-PLANTIN, 28; ORTIZ ALVAREZ; UNTERNBÄUMEN, 211; TIMOFEEV, 213) Contudo, existe certa resistência por inserir as UFs nas aulas de espanhol como língua estrangeira/adicional (ELE/A) por julgarem-nas complexas (BAPTISTA, 214; RIOS, 21; SKINDLER, 215; TIMOFEEV, 213) Assim como expõe os estudiosos Ortiz Alvarez e Unternbäumen (211), é necessário reivindicar o lugar que as UFs merecem nos estudos fraseológicos, na didática de línguas e na lexicografia A partir da observação dos estudos relacionados à Fraseologia e de minha prática como acadêmica, docente e pesquisadora iniciante, tenho por objetivo, fomentar o uso das UFs nas aulas de ELE/A a partir dos cadernos de atividades pedagógicas e de outros “tesouros” publicados no blog, onde exponho as UFs de maneira contextualizada, contribuir com o labor de docentes de ELE/A, incitar a pesquisadores da área a investigar e a elaborar outros produtos educacionais relacionados à fraseologia e colaborar para a desmistificação da ideia de complexidade no ensino e na aprendizagem das UFs (BAPTISTA, 214; RIOS, 21; SKYNDLER, 215; OLIMPIO, 26) Diante dos objetivos propostos, esta pesquisa se justifica devido ao número escasso de investigações e materiais específicos que abordam as UFs (BAPTISTA, 214; ORTIZ ALVAREZ, 212) | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The phraseological units (PUs), studied by Phraseology, are part of the language and the identity of a language community and reflect the word vision of this collectivity (ORTIZ ALVAREZ, 211) Studies point to an implementation of phraseological contents in the teaching of mother and foreign/additional languages (MONTEIRO-PLANTIN, 28; ORTIZ ALVAREZ; UNTERNBÄUMEN, 211; TIMOFEEV, 213) However, there is certain resistance of adding the PUs in the Spanish as foreign/additional language (SF/AL) classes, because it is judged as complex (BAPTISTA, 214; RIOS, 21; SKINDLER, 215; TIMOFEEV, 213) As it is exposed by the researchers Ortiz Alvarez e Unternbäumen (211), it is necessary to claim the place where the PUs deserve in the phraseological studies, in the language and lexicography didactics After observing the studies related to Phraseology and my practice as an academic, teacher and researcher, this paper aims to promote the use of PUs in the SF/AL classes with the notebooks of pedagogical activities and other “treasures” published in the blog, where I expose the PUs in a contextualized way; contribute to the SF/AL teachers work; motivate researchers of this area to investigate and elaborate other educational materials related to the phraseology and collaborate to the demystification of the idea about the complexity of teaching and learning PUs (BAPTISTA, 214; RIOS, 21; SKYNDLER, 215; OLIMPIO, 26) In view of the proposed objectives, this research is justified due to the few investigations and specific materials about the PUs (BAPTISTA, 214; ORTIZ ALVAREZ, 212) | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Letras Estrangeiras Modernas | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua espanhola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fraseologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blogs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Phraseology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blogs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spanish language | - |
Título: dc.title | El huevo de Colón : unidades fraseológicas no processo de ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira e/ou adicional | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: