
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fujii, Américo Tsuneo [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Urbano, Alexandre | - |
| Autor(es): dc.contributor | Kikuchi, Lígia Ayumi | - |
| Autor(es): dc.creator | Forcato, Anderson | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:00:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:00:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10151 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978657 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A disciplina de Física estuda os fenômenos naturais em todos os seus aspectos, e é considerada por muitos estudantes como uma ciência que requer um esforço maior para compreender melhor os seus conceitos, além disso, muitos se equivocam ao pensar que se trata de uma “matemática mais difícil”, já que esta é uma de suas linguagens instrumentais É perceptível, também, que muitos estudantes chegam ou saem do ensino médio, crendo ser esta uma verdade, e, para agravar a situação, demonstram pouco ou nenhum entendimento teórico/formal que embasam seus eventos e suas leis Com isso, mas não raramente, o estudante o conclui com uma visão distorcida sobre alguns fenômenos abordados na disciplina Foi pensando nisso que se acreditou ser possível trabalhar a Física com estudantes de ensino fundamental II e/ou do ensino médio (produto educacional bifuncional) a critério do professor, por meio da simulação e da experimentação o conteúdo da Termodinâmica e o funcionamento das Máquinas Térmicas a Vapor, respeitando e adaptando a esta a Teoria de Ensino Prescritiva de Jerome S Bruner que, entre todos os seus aspectos, enfatiza que de maneira intelectualmente honesta é possível simplificar qualquer ideia, problema ou conjunto de conhecimentos para que seja compreendido por qualquer estudante sob uma forma reconhecível Isso foi realizado, considerando os pontos principais de sua teoria tais como os seguintes: formas de representação, método da descoberta, reforço, currículo em espiral (adaptado), economia e potência efetiva Por fim, o objetivo principal da pesquisa foi realmente alcançado, pois houve uma evolução significativa de aprendizagem entre os estudantes acerca do conteúdo abordado | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Physics is the discipline that studies natural phenomena and all their aspects Many students consider that properly understanding the concepts of this science requires great effort Also, it is often misjudged as “more difficult mathematics” because that is one of its instrumental languages Many students noticeably start or finish high school believing these concepts are true, which is made worse by their insufficient theoretical/formal understanding of the principles on which the events and laws are grounded Hence, these students not rarely graduate with a distorted view of some phenomena approached in the discipline Given the above, it is believed that Physics can be taught to middle and/or high school students (bifunctional educational product), at the teacher’s discretion, by simulating and experimenting with the content of thermodynamics and the operation of steam heat engines, complying with and adapting it to Jerome S Bruner’s Prescriptive Teaching Theory One of the aspects of this theory is that it emphasizes that, while being intellectually honest, any idea, problem, or set of knowledge can be simplified so any student can understand it in a recognizable form It was carried out considering the main points of his theory, such as representation forms, discovery method, reinforcement, (adapted) spiral curriculum, economy, and effective power The main objective of the research was achieved, as there was significant progress in the students’ learning regarding the content approached | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
| Relação: dc.relation | Ensino de Física | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Método da descoberta | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formas de representação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Máquinas térmicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Discovery method | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Forms of representation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Heat-engines | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Physics | - |
| Título: dc.title | Abordagem das leis da termodinâmica voltadas ao funcionamento das máquinas térmicas por meio da teoria de ensino prescritiva de Bruner | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: