Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barros, Rodolfo Miranda de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Brancher, Jacques Duílio | - |
Autor(es): dc.contributor | Barros, Vanessa Tavares de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Góis, Lourival Aparecido de | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Bruno Carazato de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:00:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:00:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15007 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978641 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O estudo dos fatores comportamentais e de personalidade são relevantes no auxílio aos gerentes de projetos nas tomadas de decisões durante a formação das equipes O objetivo principal do presente trabalho é construir um framework que forneça diretrizes para a formação de equipes de alto desempenho em Projetos de TI, utilizando como base as competências técnicas, de personalidade e comportamentais que determinadas atividades necessitam, pois a forma como cada pessoa obtém informação, retém energia, toma decisões, se relaciona com o time e resolve conflitos, impacta grandemente no resultado do projeto A aplicação do framework possibilita a realização de diversas análises a respeito da distribuição das atividades e recursos humanos disponíveis, bem como os pontos fortes e fracos dentro de cada projeto Como consequência, propicia-se a identificação de riscos e a elaboração de planos de ação para mitigá-los No presente trabalho, utiliza-se como base o indicador de personalidade Myers-Briggs Type Indicator (MBTI) Esse indicador, descreve tendências de personalidade dos indivíduos, dividindo em quatro diferentes áreas que geram 16 possibilidades de tipos de personalidade O MBTI é encontrado em formato de questionário e a sua aplicação descreve uma das etapas do framework proposto | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The study of behavioral and personality factors is relevant to support project manager’s decisions during the team building The main objective of this work is to develop a framework that provides guidelines for building high performance teams on IT Projects, considering technical, behavior and personality factors which each activity needs The way each person obtains information, retains energy, makes decisions, relates to the team and resolves conflicts will greatly impact the outcome of the project In addition, based on this information, it is possible for the manager to understand the behavior of each one of his team, as well as the strengths and weaknesses of his team as a whole It also becomes easier to identify risk to the project and create plans to mitigate these risks In this work, the Myers-Briggs Type Indicator (MBTI) was chosen as the personality indicator This indicator describes the personality trends of individuals, dividing into four different areas that generate 16 possibilities of personality types The MBTI is applied in a questionnaire format and its application is one of the stages of the model described in this work | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciência da Computação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Framework (Programa de computador) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projetos de tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grupos de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Testes de personalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tipologia de Myers-Briggs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Framework (Computer program) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology projects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teams in the workplace | - |
Palavras-chave: dc.subject | Myers-Briggs Type Indi | - |
Título: dc.title | GAIA iTeam project : um framework orientado aos fatores técnicos, de personalidade e comportamentais para formação de equipes em projetos de TI | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: