Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gorni, Doralice Aparecida Paranzini [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Tuma, Magda Madalena | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Marlon Leal | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Adma Cristhina Salles de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:00:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:00:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12586 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978630 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar como um projeto, forjado no meio dos movimentos sociais, constituiu-se como formador político educacional da população Para tanto, escolhemos o período de 1997 a 2, durante o mandato da prefeita de Mundo Novo - MS, Dorcelina de Oliveira Folador Ao relacionar os princípios educacionais da “pedagogia do movimento” do MST, o projeto político do PT, com o projeto educacional desenvolvido no município, observamos como, em pouco tempo, foi possível utilizar de instrumentos, por exemplo, o orçamento participativo, para a formação da cidadania, por meio da participação da sociedade civil nos mecanismos de decisão de gestão pública, privilegiando a educação informal e formal Nosso trabalho faz reflexões bibliográficas acerca da educação do homem, sua constituição pelo trabalho, sua organização social, política no cenário contemporâneo Ao discorrer sobre as relações políticas e econômicas e os impactos destas na educação, entendemos ser importante observar as práticas educacionais que visassem um projeto alternativo de gestão pública neste município A partir das discussões e reflexões bibliográficas, dialogamos com os sujeitos envolvidos no processo de construção, a fim de constatar a existência de um projeto educacional, por meio do registro de suas memórias | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstracts: The present research has as the objective to analyze as a project, forged in the way of social movements, consisted as educational politician of the population For in such a way, we chose the period of 1997 the 2, during the mandate of the mayor of Mundo Novo - MS, Dorcelina de Oliveira Folador When relating the educational principles of the “movement of the education” of the MST, the project politician of the PT, with the developed educational project in the city, we observe as, in little time, it was possible to use instruments, for example, the participation budget, for the formation of the citizenship, by means of the participation of the civil society in the mechanisms of decision of public administration, privileging the informal and formal education Our work makes bibliographical reflections concerning about the education of the man, its constitution for the work, its social organization, politics in the contemporary scene When discoursing on the relations economic politics and the impacts of these in the education, we understand to be important to observe the practical of educational ones that aimed at an alternative project of public administration in this city From the bibliographical discussions and reflections, we dialogue with the involved citizens in the construction process, in order to evidence the existence of an educational project, by means of the register of its memories | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movimentos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social Movements | - |
Palavras-chave: dc.subject | Citizenship Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Título: dc.title | Movimentos sociais e ação educativa : uma experiência em Mundo Novo - MS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: