Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Contani, Miguel Luiz [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Cervantes, Brígida Maria Nogueira | - |
Autor(es): dc.contributor | Pires, Jorge Luiz Vargas Prudêncio de Barros | - |
Autor(es): dc.creator | Suave, Alessa Laureano | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:00:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:00:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13534 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978620 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho estuda as fontes de organização, estruturas e modos de representação da informação presente na modalidade blog O corpus é constituído do conteúdo dos artigos encontrados na base de dados Brapci Parte-se do pressuposto de que com o grande fluxo de informações, acontecem lacunas de organização e de elementos que representam a informação, de modo que, em um ambiente web, torna-se sempre mais difícil compreender como eles se constituem, para que o usuário os localize e possa determinar o modo como poderá utilizá-los Os dados são obtidos dos artigos que estudam os blogs na mencionada base, e o método tem a natureza de um estudo exploratório e descritivo, voltado a encontrar elementos que expliquem a organização e representação da informação com essa peculiaridade As técnicas de pesquisa são de caráter documental e bibliográfico, e obtidas por meio de registros e aportes constituídos por informações provenientes de livros, artigos, sites, endereços eletrônicos, entre outros A fundamentação teórico-metodológica é dirigida para reflexões guiadas pelos princípios da análise de conteúdo, apoiadas por um enfoque semiótico na dimensão de representação Os resultados permitem afirmar que com a web 2 (web interativa), o blog tornou-se uma ferramenta de busca e acesso de informação cada vez mais constante, devido à interação com seus usuários e, desse modo, um ambiente informacional indispensável de organização e representação da informação | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work studies the sources of organization, structures, and ways of representation of blog type information The corpus comprises the content of the articles found in the Brapci database It starts with the assumption that the large flow of information may cause organizational gaps and lack of elements that represent information, so that, in a web environment, it becomes even more difficult to understand how they can provide the user with the ability to locate them, and determine how to use them The data come from articles that study the blogs in the aforementioned basis, and the method is of an exploratory and descriptive nature, aimed at finding ways to explain the organization and representation of this type of information The research techniques are documentary and bibliographic, and obtained through records and contributions from books, articles, websites, and electronic addresses, among others The theoretical and methodological fundamentals apply the principles of content analysis, with support from a semiotic approach in the dimension of representation The results allow us to affirm that with web 2 (interactive web), the blog has become an increasingly constant information search and access tool, due to interaction the with its users, and therefore an indispensable informational environment for organizing and representing information | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciência da Informação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organização do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blog | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de Conteúdo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge organization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge representation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blog | - |
Palavras-chave: dc.subject | Content analysis | - |
Título: dc.title | Organização e representação da informação de blog : uma análise de artigos indexados na BRAPCI | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: