Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Maura Glória de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Jocelaine Martins da | - |
Autor(es): dc.contributor | Marinho-Casanova, Maria Luiza | - |
Autor(es): dc.creator | Grassi, Patricia Ferraresi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:00:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:00:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10503 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978618 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A criança deficiente visual apresenta, em relação à vidente, dificuldades nos seus relacionamentos interpessoais que podem estar relacionadas à falta de visão A manutenção de comportamentos socialmente pouco habilidosos ao longo da vida pode ser uma variável relevante para comprometer o desempenho social e acadêmico dessas crianças O professor, bem como outros cuidadores (pais e agentes de saúde), que tem crianças deficientes visuais no seu rol de alunos, deve favorecer condições para elas sejam plenamente educadas Para tanto, requerem um conjunto de ações que favoreçam o alcance dessa meta Com vistas a esse objetivo, o presente trabalho avaliou a importância que um conjunto de habilidades sociais educativas, propostas para o treinamento de pais e professores de crianças com outras queixas e/ou necessidades educacionais especiais, tem para professores que atendem crianças com deficiência visual Participaram desse estudo 5 professores de primeira a quarta série do Ensino Fundamental que tinham sob seus cuidados, crianças com essa deficiência e avaliaram a importância de 33 respostas que descrevem as habilidades sociais educativas em quatro diferentes classes O critério para exclusão de respostas propostas para validação foi de obterem média inferior a 25 e, sugestões de novas respostas apresentadas por dois ou mais juízes, poderiam ser acrescentadas ao conjunto de habilidades propostas Os resultados permitiram considerar que todas as habilidades sociais educativas descritas foram consideradas relevantes que professores de crianças deficientes visuais aprendam, uma vez que todas as respostas receberam pontuação superior a 25 e não houve adição de outras | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Blind child , compared to sighted children , tends to face difficulties in their interpersonal relationships as a result of blindness The inappropriate social behavior throughtout the life may be a relevant variable to undermine the social and academic performance of childrens The teacher, as well as other caregivers (parents and health workers) , wich have visually impaired children under their responsabily should promote adequate conditions in order to give them good complete educationTo make it possible it´s necessary a set of actions that favor the achievement of that goal Toward this goal , this paper evaluated the importance of a set of social skills for teachers who have impaired children under their responsabilitiesWere part of this study 5 teachers , from first to fourth grade of elementary school , who had under their care children with visual impaired and were evaluated the importance of 33 answers wich describe the social skills in four different classes The exclusion criteria of proposed answers to evaluation, were to obtainan average rate under 2,5 and suggestions of new responses for further responses submitted by two or more judges could be added to the set of skills proposed The results allowed to consider that all those social skills described were relevant to teacher's learning process, since all the responses received scores higher than 25 and no other added | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Análise do Comportamento | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Biológicas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Habilidades sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de crianças deficientes visuais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assessment of behavior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ability, social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evaluation | - |
Título: dc.title | Ensino de habilidades sociais educativas a professores de crianças deficientes visuais : validação social e experimental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: