Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alves, Regina Célia dos Santos [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Sidney | - |
Autor(es): dc.contributor | Tofalini, Luzia Aparecida Berfoffa | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Telma Maciel da | - |
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Miguel Heitor Braga | - |
Autor(es): dc.creator | André ,Willian | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:00:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T13:00:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15657 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/978572 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem por objetivo propor uma aproximação entre alguns textos de Hilda Hilst e Samuel Beckett, desencadeando uma reflexão sobre o problema filosófico das limitações da linguagem Nas produções de ambos os autores, são recorrentes situações em que a linguagem empregada se mostra falha, insuficiente, ora por meio de narrativas cujos personagens não conseguem estabelecer comunicação com o contexto que os cerca, ora por meio de tentativas confusas de descrição, que não se completam A análise comparada visa a comprovar a tese de que existe um teor comum a percorrer certa parcela das literaturas hilstiana e beckettiana, e de que uma reflexão sobre os limites da linguagem se constitui como via de acesso das mais adequadas para a leitura/compreensão de seus textos Para sustentar tal leitura, propomos uma reflexão que, em termos metafóricos, se traduz na elaboração de uma “poética do gaguejo” Além do devido suporte crítico sobre as obras dos dois autores, nosso principal referencial teórico-filosófico, baseado na crítica da linguagem, é constituído por Ludwig Wittgenstein, Fritz Mauthner e Friedrich Nietzsche | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work aims at proposing an approximation between some pieces of fiction written by Hilda Hilst and Samuel Beckett, developing a reflection on the philosophical problem of the limits of language In the literary production of both authors, it is usual to find situations in which language is flawed, insufficient, sometimes through narratives whose characters are unable to establish communication with the context surrounding them, sometimes through confusing and unfulfilled attempts of description The comparative analysis aims at proving the thesis that a common mood runs a part of Hilstian and Beckettian literatures, and that a reflection on the limits of the language constitutes one of the most appropriate paths for the reading/understanding of their works To hold such reading, we propose a reflection that, metaphorically speaking, constitutes a “poetics of stammer” Besides the appropriate critical support on the works of both authors, our main theoretical-philosophical basis, founded on the critique of language, is formed by Ludwig Wittgenstein, Fritz Mauthner and Friedrich Nietzsche | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Letras | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | História e crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura irlandesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | História e crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | History and criticism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philosophy - audiovisual resources | - |
Título: dc.title | Entre gaguejos : Hilst, Beckett e os limites da linguagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: